Organização

7 dicas para manter a casa sempre limpa

dicas manter casa sempre limpa
Via.

Quando chega o final de ano muitas pessoas gostam de fazer uma faxina completa na casa e organizar as coisas para entrar no ano novo com tudo em ordem.

É nesse momento que a gente acaba se deparando com o trabalho que envolve manter a casa sempre limpa e organizada.

Não existe fórmula mágica para acabar com a bagunça e a sujeira. Mas existem alguns truques que podem deixar a rotina de limpeza mais leve. Confira a lista e aproveite para incorporar novos hábitos no ano que se inicia e ter mais tempo para as coisas que você gosta. 🙂

1) Cada dia um pouco = casa sempre limpa

A primeira dica, e a mais importante de todas, é limpar um pouco por dia. A ideia é evitar aquele faxinão cansativo que parece nunca ter fim. Esses calendários do Organize sem Frescuras, com tarefas distribuídas de acordo com o seu tempo disponível, são ótimas ideias.

dicas-casa-sempre-limpa-1
Via.
dicas-casa-sempre-limpa-2
Via.
dicas-casa-sempre-limpa-3
Via.

2) Tire os calçados ao entrar

Estabeleça o hábito de tirar os calçados ao entrar em casa. Assim você evita trazer sujeira da rua e mantém o chão limpo por mais tempo. Confira aqui algumas inspirações para o hall de entrada com opções para organizar os calçados.

dicas casa sempre limpa
Via.

3) Lave a louça enquanto cozinha

Sabe aquele tempo que você fica esperando a cebola refogar ou o arroz cozinhar? Aproveite para ir lavando os utensílios que foram utilizados no preparo da comida.

4) E arrume tudo depois de comer

Outra dica simples é lavar a louça assim que terminar de comer. A sujeira é mais fácil de ser eliminada e você também evitar o acúmulo de louça suja.

5) Esconda a louça excedente

É bem provável que você tenha louça excedente, para quando recebe convidados. E se você tem tendência a deixar a louça suja acumular, o melhor que pode fazer é manter por perto apenas o número de pratos e talheres que é utilizado.

dicas casa sempre limpa
Via.

Por exemplo: são só duas pessoas na casa? Deixe no armário próximo apenas dois pratos, dois copos, duas xícaras e assim por diante. O restante, para quando chegam as visitas, guarde na parte alta do armário. Você vai ver como a pilha de louça suja vai começar a diminuir.

6) Não acumule

A conta é simples: quanto mais objetos você tiver dentro de casa, mais coisas terá para limpar. Para ajudar a manter a casa sempre limpa, avalie o que é necessário, o que você realmente quer ter, e se desfaça de tudo o que não tem utilidade e/ou valor afetivo.

dicas casa sempre limpa
Via.

7) Limpe a geladeira no dia anterior às compras

Como a geladeira vai estar praticamente vazia, a limpeza é mais fácil de ser feita. Além disso estará pronta para receber os alimentos recém comprados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *