Dicas

7 dicas para manter a casa quente no inverno

dicas para manter a casa quente

Para manter a casa quente no inverno é importante escolher o tipo certo de aquecedor para cada ambiente. Aliás, você pode conferir algumas dicas de produtos clicando aqui.

Mas além disso, existem truques para deixar os ambientes mais aquecidos e ainda diminuir os gastos com aquecedor. Confira as dicas que a Thony selecionou e prepare-se para curtir o melhor do inverno!

1. Casa quente pede sol

Mesmo que o sol bata na sua casa por poucos minutos, o ideal é que não haja nenhum obstáculo interno. Ou seja, cortinas e persianas devem estar abertas, permitindo a entrada de luz. Se possível, faça o processo inverso assim que o sol for embora para evitar que o calor se dissipe.

2. Olhe para fora

Se a sua casa (ou apartamento) não pega sol em nenhum momento do dia, identifique quais são os obstáculos. Muitas vezes é apenas a vegetação que está impedindo a entrada da luz solar. Avalie qual é a possibilidade de cortar galhos e fazer podas, caso o obstáculo esteja no seu terreno, ou converse com o o condomínio.

3. Ventile na hora certa

Ventilar a casa é importante, mas cinco minutos diários (no máximo 10) são mais que suficientes. A melhor hora para fazer é logo ao acordar ou quando você estiver varrendo ou passando o aspirador de pó na casa.

4. Não deixe o frio entrar

Outra dica legal para manter a casa quente é verificar se existem frestas (em portas ou janelas) que estejam deixando o frio entrar. Para acabar com elas, passe fita isolante, se você quiser é só remover depois no verão. Para a parte baixa das portas, use o protetor de porta, além de deixar a casa mais quentinha, você evita que insetos e poeiras entrem pelo vão.

5. Tapetes também ajudam

Caso a região em que você mora seja muito fria, sempre vale trocar o piso por um pavimento de madeira ou quem sabe até carpete. Agora, se as temperaturas não forem tão baixas a ponto de justificar a troca, invista em tapetes. O material têxtil é isolante e ajuda a conserva o calor.

6. Atenção aos móveis

Encostar os móveis nas paredes externas é um bom método para manter o calor dentro de casa. Mas em relação aos móveis de uso frequente, como camas e sofás, é melhor mantê-los perto das divisórias internas, pois estas absorvem mais calor.

7. Acabe com a umidade

Às vezes a temperatura nem está tão baixa, mas a alta umidade pode fazer o ambiente parecer mas frio. Por isso é bem útil ter um aquecedor que também seja desumidificador. O aquecedor sozinho não diminui a umidade do ar e, sem a ajuda de um desumidificador, acaba por não conseguir aquecer a casa. Lembre-se também que se você abrir as janelas nos dias ensolarados, isto terá o mesmo efeito que o desumidificador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *