Dicas, Lavanderia, Segurança domiciliar

Aquecedor a gás: 3 razões para jamais dispensar a manutenção anual

Se você tem aquecedor a gás é bem provável que, no momento da instalação, tenha sido alertado sobre a necessidade de fazer a manutenção anual. E se você desprezou essa recomendação, é bom saber que os aquecedores a gás exigem sim atenção e manutenção permanentes.

Engana-se quem pensa que se o aparelho está funcionando corretamente não há motivos para se preocupar. Ocorre que os vazamentos de gás podem ser imperceptíveis e ocasionar acidentes fatais

Os cuidados com o aquecedor não estão na sua lista de prioridades? Então é hora de conferir o porquê que a manutenção anual é tão importante e não deve nunca ser deixada de lado!

3 motivos para fazer a manutenção do aquecedor a gás

1) Vazamentos de gás podem ser imperceptíveis

Em aparelhos de aquecimento a gás são usados dois tipos de gases como combustível: o liquefeito de petróleo (GLP) ou o gás natural (GN).  A esses produtos é aplicado um aditivo que provoca um forte de cheiro, por isso em caso de vazamento é possível perceber mais facilmente que algo está errado.

peças ventilação aquecedor a gás
Veneziana Auto-Fechante, Defletor Autofechante e Grade Quadrada, clique nos links para ver mais.

Por outro lado, para que os aquecedores funcionem é realizada a queima dos gases. Dessa combustão surgem novos gases, como o monóxido de carbono. Ele não tem cheiro, e também não é possível que seja adicionado algum componente de odor. Isso porque ele é produzido no momento da queima. 

E é aí que mora o perigo: o vazamento de monóxido de carbono é imperceptível. Assim a pessoa inala o gás sem perceber até que começa a sentir dor de cabeça, tontura, culminando em desmaio e parada cardiorrespiratória

2) Dutos de exaustão requerem cuidados

Como a produção de monóxido de carbono é inevitável, os aquecedores a gás são projetados para conduzir esse gás para o exterior do ambiente. Isso é feito através de dutos de exaustão e chaminés. 

Na maior parte dos acidentes envolvendo aquecedores a gás, o problema não está no aparelho, mas em falhas nas saídas de exaustão ou na ventilação do ambiente. Como os dutos são feitos de alumínio, até mesmo o choque com um varal de roupas, por exemplo, pode furar ou desacoplar o duto

peças para instalação de aquecedor a gás
Kit para instalação de aquecedor, Kit Chaminé e Ventokit, cique nos links para ver mais.

Dessa forma, mesmo que o aparelho esteja funcionando perfeitamente, é importante que a manutenção anual seja realizada para avaliar as saídas de exaustão e mesmo a ventilação do ambiente.

3) Ventoinhas sujas aumentam a emissão de monóxido

A ventoinha é uma peça super importante do aquecedor a gás. Ela serve para puxar o oxigênio, fazer a mistura e ao mesmo tempo expulsar o monóxido para fora do aparelho. Com a sujeira a queima fica irregular. Isso prejudica a vida útil do aquecedor e, o que é mais preocupante, faz com mais monóxido de carbono seja emitido.

Aquecedores a gás são seguros se bem cuidados

O aquecedor a gás, quando bem instalado e com a manutenção em dia, é um equipamento seguro. O importante é ter em mente que somente profissionais habilitados devem mexer no aparelho.

aquecedor a gás melhores preços
Aquecedor a Gás Rinnai 20L, Aquecedor a Gás Rinnai 15L e Aquecedor a Gás Rinnai 9L, clique nos links para ver mais.

Por isso, se você está pensando em comprar um aquecedor, nada de instalar por contra própria. O mesmo vale para a manutenção. Qualquer erro, por menor que seja, pode colocar você e a sua família em risco.


* Confira também aqui no blog o post Adaptador de tomada: risco de sobrecarga e derretimento dos fios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *