Dicas

Como cuidar da cuia do chimarrão

chimarrão

O chimarrão é mais do que uma simples tradição. Além de aquecer o corpo e a alma, o mate é o companheiro de trabalho de muitos e ainda serve para aproximar os amigos em uma boa roda de conversa.

Para quem é fã do chimarrão, a Thony selecionou dicas para garantir um mate especial e também preparou descontos especiais em cuias, garrafas térmicas e bombas. Agora não tem mais desculpa para deixar de cevar aquele amargo tipicamente gaudério!

  • A grande parte das cuias disponíveis no mercado não necessita mais ser “curtida” ou “curada”. A técnica era utilizada no passado, quando o porongo ainda não recebia o tratamento adequado. Certifique-se se a cuia já está pronta para uso no momento da compra.
  • De qualquer forma, antes de utilizar a cuia nova, passe água em temperatura própria para chimarrão e espere secar totalmente antes de fazer o chimarrão.
  • Depois de tomar o chimarrão, retire a erva-mate e lave internamente apenas com água corrente. Jamais utilize esponja de aço, detergente ou qualquer produto químico.
  • Guarde em local seco e arejado. Jamais deixe secando ao sol, pois pode ocasionar rachaduras e manchas irreversíveis no porongo.
  • O ideal é que você não use a mesma cuia todos os dias. Alterne entre cuias para dar tempo da secagem ocorrer por completo.
  • Outro cuidado importante é nunca deixar a cuia secando de boca para baixo, pois corre o risco de mofar. A recomendação é deixá-la deitada, para que o oxigênio circule melhor dentro dela.
  • A bomba deve ser preferencialmente de aço inoxidável. Além de ser melhor no custo-benefício, não dá gosto e não interfere no chimarrão.

4 thoughts on “Como cuidar da cuia do chimarrão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *