Área externa

Jardinagem em casa: como cuidar de cactos e suculentas

como cuidar de cactos e suculentas

A primavera chegou na Thony trazendo vários descontos em itens e acessórios para jardinagemE para ajudar todo mundo a entrar no clima da estação, a Thony também selecionou várias dicas para auxiliar nos cuidados das plantas e do jardim.

No post de hoje vamos falar sobre os cuidados básicos com cactos e suculentas. Não deixe de conferir também a lista de 7 flores fáceis de cultivar em casa e as dicas para aderir à tendência floresta urbana!

como cuidar de cactos e suculentas

DICAS PARA CUIDAR DE CACTOS E SUCULENTAS

1) Cactos e suculentas são plantas diferentes

As suculentas são um grupo de plantas e os cactos são de uma família do grupo das suculentas. Por essa razão, existe o conceito de que “todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto”.

2) Regas e luminosidade

Depois de identificar quais das suas suculentas são cactos e quais não são, é hora de atentar para as regas e a exposição solar.

como cuidar de cactos e suculentas dicas

Os cactos são bastante resistentes ao sol. Os maiores devem ser regados a cada cinco dias, e os minicactos a cada quatro. No inverno, dobre o intervalo para regas quinzenais.

Já as suculentas necessitam de regas a cada dez dias no verão e a cada 20 dias no inverno. Dispense a rega se a terra estiver úmida. Lembre-se que elas também precisam de bastante luminosidade ou, pelo menos, meia sombra.

3) Cuidado com as pedrinhas brancas

Pode até ser bonito. Mas você sabia que aquelas pequenas pedras brancas, geralmente usadas para decorar vasos com cactos e suculentas, não fazem muito bem para as plantas?

Os pedriscos brancos são mármore picado que, quando molhados, liberam um pó que vai matando a planta aos poucos. Procure substituí-los por coberturas naturais, como cascas de pinus, por exemplo.

como cuidar de cactos e suculentas

4) Para plantas maiores, troque o vaso

Se você mantiver seu cacto ou suculenta em vasos pequenos, a raiz permanece pequena e portanto a planta se mantém daquele tamanho. Se você transferi-la para um vaso maior, a raiz ganha espaço e, consequentemente, a planta aumenta.

como cuidar de cactos e suculentas

5) Mude as plantas de lugar

Enquanto algumas plantas não gostam de mudar de lugar, os cactos e suculentas adoram uma mudança. Por isso, mantenha as plantinhas perto do sol ao menos uma vez por dia e procure sempre trocá-la de lugar ao menos uma vez na semana.


6 thoughts on “Jardinagem em casa: como cuidar de cactos e suculentas

  1. Eu tenho uma dúvida em relação aos pedriscos brancos. Mesmo que ele seja lavado, ainda assim ele continua soltando um pó ao ser molhado?

    1. Oi, Luis, tudo bem? O ideal é substituir os pedriscos por outro tipo de cobertura, como folhas secas e cascas de pinus que, além de conservarem os nutrientes da terra, também ajudam a afastar pragas e enriquecem o solo.

  2. Bom dia!!

    Você dia para colocar casca de pinos. Elas não vão matar, já que acumulam água o que é fatal para suculentas??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *