Reforma e construção

6 dicas para economizar na obra (ou na reforma)

Afinal, será que dá mesmo para economizar na obra, ou ainda na hora de encarar aquela reforma? É claro que sim! Reunimos aqui algumas dicas simples, porém eficientes, que vão ajudar você a renovar a casa sem comprometer o orçamento!

COMO ECONOMIZAR NA OBRA

1) Tenha um bom projeto

A contratação de um engenheiro ou arquiteto pode até consumir uma fatia significativa do custo total da obra, mas compensa quase que na totalidade dos casos.

Além de garantir a segurança da sua obra ou reforma, o profissional tem o conhecimento necessário para propor as melhores soluções, inclusive opções mais econômicas que possam se adequar ao seu orçamento. Se você quer uma obra com o máximo de eficiência, não abra mão de um projeto feito por um profissional.

2) Não tenha preguiça de fazer orçamentos

Planejar bem a compra de materiais é uma das melhores formas de economizar na obra ou na reforma, por isso, não tenha preguiça nessa etapa. Uma dica legal é a de procurar comprar todos os itens na mesma loja de materiais de construção, assim você tem mais chance de conseguir um bom desconto ou um prazo maior para pagamento.

Lembre-se ainda que nas lojas da Thony você pode entregar o projeto da sua obra ou reforma e receber um orçamento total de materiais. Simples assim.

como economizar na obra ou reforma

3) Pense a longo prazo

Alguns itens podem até ter preço melhor na hora da compra, mas representam um custo elevado com o passar do tempo. Principalmente aqueles que influem diretamente no valor das conta de água e luz. Isso significa que vale investir em materiais sustentáveis, como lâmpadas de LED, válvulas de descarga com duplo acionamento e torneiras com arejador.

4) Escolha com cuidado a mão de obra

A fase de execução da obra é outra etapa que vale a pena a pesquisa de preços. É que a variação de preço do serviço de pedreiros, pintores, eletricistas e outros profissionais pode chegar, em alguns casos, em incríveis 100%.

Por isso, se a contratação da mão de obra ficou com você, pesquise bastante e procure focar não apenas no valor, mas principalmente na qualidade do trabalho. Sabe aquele ditado que diz que o barato às vezes sai caro? Pois é, de nada adianta conseguir um ótimo preço e ter o trabalho mal feito ao final. Outra dica que pode ser útil é fechar o valor pela obra inteira.

como economizar na obra ou reforma (1)

5) Avalie se você mesmo pode realizar alguns serviços

Essa dica é só para quem tem tempo disponível e, é claro, as habilidades necessárias. Avalie com sinceridade se vale a pena o esforço extra. Até mesmo uma tarefa que a princípio parece simples, como pintar uma parede, requer preparação e muito tempo disponível para o resultado sair dentro do esperado.

como economizar na obra ou reforma (2)

6) Não se perca no acabamento

Os materiais utilizados no acabamento da obra – ou da reforma -, como vasos sanitários, lustres e pendentes, pisos, azulejos e outros revestimentos, são os que possuem maior variação de preço. Aí é preço avaliar se você quer investir em itens top de linha ou se fará concessões em alguns materiais. Muitas vezes é possível optar por produtos de qualidade mas com valor mais acessível.

A dica é ficar de olho nas promoções ainda no início da obra. Mesmo que a fase de acabamento esteja longe, uma vez que você já sabe quais modelos irá utilizar, vale a pena acompanhar as temporadas de liquidações e queimas de estoque. Assim você garante bons preços em pisos, materiais de iluminação e outros.

Nas lojas da Thony, por exemplo, tem sempre uma promoção bacana esperando por você! Acompanhe as novidades no site ou dê uma passadinha em uma das lojas físicas da Thony!


* Quer fazer uma reforma e não sabe muito bem por onde começar? Confira o post Reforma: 4 dicas para tirar um projeto do papel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *