Faça Você Mesmo, Iluminação

Como trocar uma tomada ou interruptor

Tomadas e interruptores fazem parte do nosso dia a dia, por isso quando eles estragam fazem muita falta. Trocá-los não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Siga o nosso passo a passo e descubra como é fácil.

Ferramentas-e-materiais-interruptores
Materiais e ferramentas (clique para ampliar)

Ferramentas:

  • Chave de fenda
  • Chave teste
  • Alicate para descascar e cortar fios

Materiais:

  • Tomada ou interruptor de substituição

Antes de começar:

  • Desligue os disjuntores, retire o espelho e desparafuse a parte interna do interruptor ou da tomada.
  • Verifique o tipo de interruptor ou tomada e compre a peça de reposição. Se ficar em dúvida, leve a peça até a Thony para não ter erro.
Passo-a-Passo-interruptores
Passo a passo (clique para ampliar)

Passo a Passo:

  1. Com o espelho e a parte interna removidos e o disjuntor geral desligado, corte as pontas danificadas dos fios e desencape cerca de 5mm dos fios para deixá-los com as pontas renovadas.
  2. Na tomada são três fios: fase (vermelho), neutro (azul) e o terra (verde ou amarelo). No caso do interruptor, você deve identificar 2 fios: o fase (normalmente vermelho) e o de retorno da lâmpada (preto ou branco).
  3. Para ter certeza que você identificou os fios da tomada corretamente, ligue a rede elétrica e teste os fios com a chave teste. Depois desligue novamente. No interruptor, ligue o fio fase no pino do meio e o fio de retorno da lâmpada em um dos outros pinos. Parafuse os fios nos pinos.
  4. Na tomada, ligue o fio terra no pino do meio, o fio fase de um lado e o neutro no outro. Parafuse os fios nos pinos.

ATENÇÃO! Nunca encoste os fios desencapados e nunca segure dois fios ao mesmo tempo.

Para terminar: volte a parafusar a parte interna da tomada/ do interruptor e depois o espelho. Religue a rede elétrica e pronto.

6 thoughts on “Como trocar uma tomada ou interruptor

  1. eu so tenho dois fios ligados a um interruptor….não tenho fio terra …..como faço para adcionar uma tomada nesse caso?

    1. Oi, Antonio, basta seguir os passos 1, 2 e 3 que aparecem na parte inferior da figura. No caso do interruptor, você deve identificar 2 fios: o fase (normalmente vermelho) e o de retorno da lâmpada (preto ou branco). Se ainda ficou alguma dúvida, manda aqui pra gente!

    1. Oi, Norberto! A recomendação da nossa equipe é ligar apenas um fio e no espaço do meio. Geralmente o fio terra é verde, e mesmo se existirem dois fios, apenas um será utilizado. Qualquer dúvida, conte conosco!

  2. Amigo, quero mudar para dois interruptores e uma tomada, porém, tenho na caixinha só o preto retorno e o vermelho que é fase mais não neutro e nem o terra, como faço???

    1. Oi, Alan! Fica difícil opinarmos, uma vez que não sabemos a real situação da sua instalação. O ideal é que você chame um eletricista para avaliar o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *