Decoração

Decoração: conheça as metragens de circulação ideais

A cena é clássica: você mede o tamanho do ambiente, confere se cabe, e compra aquele sofá dos sonhos ou aquela mesinha de centro que estava namorando há um tempão. Mas, ao chegar em casa, mesmo que o móvel caiba no ambiente, tudo parece apertado demais.

Isso acontece porque existem certas medidas e distâncias entre os móveis nos ambientes que devem ser respeitadas para garantir uma boa circulação e, por consequência, deixar tudo mais aconchegante.

O portal 44 Arquitetura reuniu informações e ilustrações que mostram os layouts de quatro cômodos e as medidas para uma casa funcionar com uma boa circulação. Confira os detalhes reproduzidos abaixo e veja como deixar a sua casa ainda mais confortável!

METRAGENS DE CIRCULAÇÃO

Sala de jantar

metragens de circulação sala

A medida que garante que uma pessoa transite confortavelmente é de 60 cm, então tente mantê-la em todos os espaços de passagem. A porta principal costuma ser a mais larga da casa, com 80 cm, o que torna fundamental deixar o ângulo da abertura desimpedido. Mas caso esta porta seja de correr, o espaço estará livre.

Na mesa de jantar, a dica é encostar uma das menores laterais na parede. Assim, mesmo que um assento seja perdido, muito espaço para circulação será recebido em troca.

Para que as cadeiras possam se movimentar livremente ao alguém se sentar ou se levantar, deixe 60 cm entre a parede, e se as cadeiras tenham braços, aumente a distância em 20 cm. Se as cadeiras ficam de costas para um espaço de circulação para outros ambientes, a distância deve ser de 80 cm para que seja possível movimentá-las e ainda ter espaço para circular.

Sala de estar

metragens de circulação sala

No ambiente usado para ilustrar o post, se você desejar uma mesa de centro entre o sofá e a televisão, terá que abrir mão dos 60 cm recomendados para circulação. Neste caso, procure deixar ao menos 40 cm entre os dois móveis.

Se o rack da televisão possuir gavetas, deverá haver um espaço de 50 cm entre o móvel e a mesa. Já o sofá deverá estar a 10 cm da parede, o que é suficiente para abrigar a cortina.

Cozinha

metragens de circulação cozinha

Na cozinha o ideal é que o corredor não possua barreiras e tenha 1 metro de largura. Essa mobilidade também garante a movimentação livre de duas pessoas.

Na ilustração não seria possível abrir a porta de entrada ao mesmo tempo em que se abre a da geladeira, mas isso não é um problema. No cotidiano, a porta da cozinha costuma ficar aberta, ou então muitos imóveis apostam em portas de correr para não ocupar esse espaço importante.

Em relação aos eletrodomésticos, como geladeira, fogão e micro-ondas, é importante não mantê-los muito próximos uns dos outros nem encostados nas paredes. Pois caso não seja dissipado no ambiente, o calor liberado por eles pode prejudicar seu funcionamento.

No caso do refrigerador, mantê-lo exposto a qualquer fonte de calor exige um maior esforço de seu motor, o que gasta mais energia. Quanto ao fogão, deve-se ter o cuidado de disponibilizar um espaço de 65 cm ou mais para abrir o forno.

O manual técnico de cada produto informará os distanciamentos. Mas geralmente o sugerido é a partir de 10 cm de cada lado.

Quarto

metragens de circulação quarto

Os quartos pedem corredores de 60 cm para uma circulação livre e sem obstáculos. Nas duas laterais, preserve a passagem mínima de 60 cm. Isso possibilitará a existência de dois criados-mudos ou que a pessoa se sente para calçar os sapatos.

Cada folha de um armário de três portas, no caso, pede por 45 cm quando aberta. As gavetas pedem por 40 cm. Se o modelo de armário for maior, deve-se usar portas de correr para sua abertura. Na frente do guarda-roupa, devem ser mantidos 60 cm.

Banheiro

metragens de circulação banheiro

Na ilustração de exemplo, caso haja a necessidade de uma porta acessível a cadeirantes, com cerca de 80 cm, a bancada deveria ficar com, no máximo, 48 cm.

Novamente, os 60 cm devem estar presentes entre o vaso e a parede oposta. O que também garantirá acesso à área de banho. Já as laterais devem possuir 30 cm de distância de outros elementos. Isso dará mais conforto e possibilitará a presença de uma lixeira e papeleira.

A largura mínima para o espaço do box ser confortável é de 90 cm. Isso permite ao usuário se agachar e se movimentar livremente durante as ações do banho.


* Com informações de 44 Arquitetura, Hometeka  do site Casa.com.br.  Conteúdo baseado nas informações fornecidas pelos arquitetos Elisa Gontijo e Roberto Negrete e do livro Las Dimensiones Humanas en los Espacios Interiores, de Julius Panero e Martín Zelnik.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *