Decoração

9 dicas para deixar uma casa adaptada para idosos

Assim como é preciso adaptar a casa para a chegada de um bebê, o mesmo acontece quando vamos ficando mais velhos: um toque aqui ou outro alí na decoração e na arquitetura facilitam a rotina e proporcionam mais qualidade de vida.

Tanto é verdade que um estudo realizado por profissionais da USP – Universidade de São Paulo concluiu que uma casa adaptada para idosos – ou seja, projetada com foco no conforto, bem-estar e acessibilidade – reduz em cerca de 40% os acidentes domésticos.

Por isso,  ter um olhar mais cuidadoso para o ambiente doméstico, conforme nós ou nossos familiares vão envelhecendo, é de grande importância. Confira algumas dicas que selecionamos e adapte a sua casa para acompanhar por você por longos anos.

Como tornar a casa adaptada para idosos

1) Facilite o acesso

Uma casa adaptada para idosos (ou apartamento) deve ser fácil de acessar, considerando desde a parte externa até a interna. Avalie se há espaço para estacionar, se no edifício existe elevador, ou se o andar é baixo, e assim por diante.

2) Invista em corrimãos

O corrimão é um ótimo item para tornam um ambiente seguro. O ideal é tratá-lo como um recurso estético, integrado à decoração, mas sem deixar de facilitar o deslocamento na casa.

3) Nivele o piso

Degraus entre ambientes ou tapetes escorregadios são um problema. Por isso, se for possível, livre-se deçes ára evitar quedas e tropeços.

4) Atente-se ao banheiro

O banheiro é um dos espaços campeões de acidente e por isso merece atenção redobrada.

Utilize assentos elevados no vaso sanitário para auxiliar na hora de levantar, isso evita tonturas. Inclua também barra de apoio para o banheiro e fitas antiderrapantes. 

barra de apoio para banheiro
Barra de apoio para banheiro, veja mais no link.

5) Tenha um quarto extra

É claro que nem sempre o orçamento permite. Mas, se possível, opte por um apartamento ou casa que tenha um quarto extra. O cômodo pode servir para receber visitas ou até um cuidador ou enfermeiro, caso seja necessário no futuro.

6) Regule a iluminação

Banheiro, cozinha e áreas de trabalho pedem iluminação reforçada. Revise os pontos de luz e veja se eles não criam manchas ou sombras.

7) Planeje os móveis

Armários abertos ou prateleiras tornam mais fácil a tarefa de localizar coisas. Atenção também para a altura: evite que seja preciso subir em cadeiras ou bancos para ter acesso aos objetos.

prateleira mdf borda colorida
Prateleira MDF, diversos tamanhos e cores, veja mais no link.

8) Invista em aconchego

Libere as entradas da janelas para a luz natural chegar aos ambientes com mais força. Na decoração, materiais naturais, como madeira e pedra, transmitem mais aconchego.

9) Chame um profissional para fazer um check-up na sua casa

Se houver recursos para, chame um arquiteto para avaliar a casa e propor adaptações. Uma casa adaptada faz toda a diferença quando se trata de envelhecer com mais qualidade de vida.


* Com informações de Casa Vogue.

** Confira também aqui no blog 10 ideias para usar barra tubular (ou porta toalha) na organização da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *