Decoração

9 dicas criativas e acessíveis para decorar apartamentos alugados

como decorar apartamentos alugados capa

Morar em um apartamento alugado significa que nem sempre dá para fazer aquela reforma dos sonhos. Ou investir naqueles incríveis móveis sob medida.

Afinal, inevitavelmente um dia você vai ter que se mudar. E isso faz com que grandes investimentos em decoração terminem não valendo a pena.

Por outro lado, também não é legal morar em um lugar com eterno aspecto de improviso. A saída é encontrar alternativas de baixo custo para decorar apartamentos alugados e que vão fazer uma super diferença no aconchego do seu lar doce lar.

Ideias para decorar apartamentos alugados

1) Aposte nas cores

Mudar a cor das paredes é uma das reformas mais acessíveis. Lembre-se apenas que ao final do contrato de locação será preciso devolver o apartamento com as cores originais. Por isso dê preferência a tons claros, que são mais fáceis depois de cobrir com outra cor.

decorar apartamentos alugados pintar
Toques estratégicos de cor renovam ambientes com poucos móveis (Imagens Via / Via).

Na hora de pintar, vale conferir o tutorial como Pintar Paredes e também dar uma espiada no post ideias criativas para a sua parede não passar em branco.

2) Cuide dos detalhes

Embora pequenos, os espelhos das tomadas e dos interruptores também influenciam na decoração. A simples troca de modelos quebrados ou amarelados por peças novas já renova o visual. E como as peças possuem custo acessível, você até pode tentar negociar com o proprietário se é possível descontar o valor gasto no aluguel.

como decorar apartamentos alugados
Espelhos de tomadas e interruptores têm preço acessível e a troca é fácil de ser feita.

E se precisar trocar a tomada ou o interruptor em si, a Thony dá uma mão com o tutorial como trocar uma tomada ou interruptor.

3) Adote alternativas no piso

O piso é um dos itens que mais incomoda na hora de decorar apartamentos alugados. Uma boa alternativa é usar tapetes para cobrir o que não está agradando. Para quem pode investir um pouco mais, os pisos de madeira flutuante são fáceis de instalar e não exigem quebradeira (e no final você pode levar o piso com você ou negociar a venda com o proprietário).

como decorar apartamentos alugados piso
Um tapetão é tudo o que você precisa para fazer desaparecer o piso que você não gosta (Imagem Via).
4) Dê um up no banheiro

Assim como o piso, o banheiro também costuma ser recordista em reclamações. Se os azulejos desagradam muito, vale uma conversa com o proprietário para saber da possibilidade de pintá-los. Pintar o azulejo é um investimento bem mais em conta do que substituir, e o resultado é bem legal.

como decorar apartamentos alugados
Para mudar a cara do banheiro, opte por tintas especiais para pintar azulejos.
5) Se não der para pintar, disfarce

Se a resposta para a pintura dos azulejos for “não”, o negócio é ter calma, nem tudo está perdido. Às vezes o banheiro ganha outra cara só limpando e arrumando o rejunte. E para isso existem produtos bem práticos de utilizar e você pode conferir aqui como renovar rejunte de azulejos.

como decorar apartamentos alugados banheiro
Neste banheiro os itens nas cores branco, preto e cinza fazem “desaparecer” o azulejo antigo (Imagens Via).

Outro truque é escolher uma paleta  única de cores para usar em outros itens de decoração do banheiro, fazendo o azulejo que você não gosta se destacar menos ou praticamente “desaparecer”. Ah, e se não tiver box na área do chuveiro, que tal uma cortina para box bem divertida?

6) Renove a cozinha com adesivos

Uma alternativa para dar um toque a mais na cozinha pode ser os adesivos de azulejo. São fáceis de remover e não vão gerar complicação na hora de devolver o apartamento. Se o armário sob a pia for daqueles abertos, providencie uma cortina bacana. Basta um varão e um tecido bem legal.

como decorar apartamentos alugados cozinha
Adesivos de azulejo e uma cortina legal para o armário renovam a cozinha (Imagens Via / Via).
7) Coloque prateleiras no lugar dos armários aéreos

Não sobrou grana para comprar os armários aéreos da cozinha? Vá de prateleiras. São baratas, fáceis de instalar (você pode conferir o tutorial como instalar prateleiras) e estão super na moda.

decorar apartamentos alugados prateleiras
As prateleiras podem ser instaladas sobre a pia (Imagem Via).
prateleiras decorar apartamento alugado
E também em outras partes da cozinha, substituindo os armários áereos (Imagem Via).
8) Tenha plantas

Pode ser uma hortinha, um pequeno jardim vertical ou quem sabe várias suculentas. As plantas preenchem o espaço, dão sensação de aconchego e um toque a mais na decoração. E se você pilhar pode até colocar a mão na massa com o tutorial como fazer um jardim vertical.

(Imagens Via / Via)
Além de lindas, as plantas dão sensação de aconchego e preenchem o espaço (Imagens Via / Via).
9) Use a abuse dos quadros

Você não precisa necessariamente comprar ilustrações caras ou molduras sofisticadas. Existem diversos sites onde é possível fazer o download gratuito de imagens para imprimir. Na hora de fixar na parede, que tal usar fita adesiva ou cabides com o auxílio de ganchos adesivos?

decorar apartamentos alugados-quadros
Fitas e cabides podem substituir com muito charme as molduras tradicionais (Imagens Via / Via).

E se faltar inspiração, é só conferir o post como combinar quadros na mesma parede.

* Na Thony você encontra uma linha completa de produtos para reformar e acessórios que são tudo de bom na hora de manter a casa organizada. Confira no nosso site e nas nossas lojas físicas e encontre precinhos especiais na hora de renovar a casa!

2 thoughts on “9 dicas criativas e acessíveis para decorar apartamentos alugados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *