Decoração

5 erros de decoração que você pode estar cometendo

Decorar é tornar a sua casa esteticamente melhor do que ela é. Decorar é uma arte, não uma ciência. E, por isso mesmo, pode ser uma tarefa complexa.

Até mesmo quem tem mais facilidade comete erros de decoração e, às vezes, isso é difícil de ser percebido. Se você tem um ambiente em casa no qual a decoração parece que não está dando certo, talvez seja o caso de avaliar se não estão sendo cometidos alguns dos seguintes equívocos.

Os erros de decoração mais comuns

1) Achar que tudo precisa combinar

Essa ideia de que tudo tem que combinar – das cortinas ao carpete, da colcha aos tapetes – pode ser um resquício dos anos 50 e 60. Mas, para os padrões modernos, ter tudo em uma sala na mesma cor ou no mesmo material, é um tanto certinho demais

erros de decoração combinações
Viu como sair do “tudo combinado” pode ser bem interessante? Imagem Via.

Procure concentrar-se menos no que combina e mais no que funciona. É verdade que algumas coisas não parecem boas juntas, mas os ambientes mais surpreendentes no geral misturam elementos que são um pouco inesperados.

2) Focar apenas na cor e não na textura

Uma das coisas que realmente faz um ambiente ganhar vida é a textura. Entretanto, esse elemento muitas vezes é ignorado. Adicionar apenas uma ou duas coisas texturizadas – como um cobertor robusto, um tapete peludo ou uma peça ornamentada de mobiliário antigo – pode transformar uma decoração.

A textura do tapete é um dos destaques desse ambiente. Imagem Via.

3) Não prestar atenção na escala

Pensar em proporção exige que você pense além dos objetos que você coloca em um ambiente e analise como as coisas se relacionam umas com as outras.

Alguns truques podem ajudar, como a regra dos dois terços. Para aplicá-la, pense que a arte que você pendura acima de um sofá, cama ou cômoda, deve ter pelo menos dois terços da largura do que está abaixo.

erros de decoração proporção
O tamanho do quadro casou super bem com o do sofá. Imagem Via.

Ter um monte de pequenas coisas, seja na parede, nas superfícies, luminárias ou seja lá o que for, pode fazer um ambiente parecer confuso e caótico.

4) Colocar muitas coisas em um ambiente

Sim, deixar tudo amontoado é mais um dos erros de decoração. Quando você está decorando, principalmente no caso de pequenos espaços, é grande a tentação de colocar tantos objetos quanto o espaço permite. Lembre-se de que todas as coisas adoráveis ​​que você coloca no ambiente precisam de espaço para respirar e brilhar

erros de decoração espaço
O espaço livre deixa esse ambiente visualmente confortável. Imagem Via.

5) Não olhar para o espaço como um todo

Decorar um espaço muitas vezes implica na tomada de uma série de decisões pequenas e agonizantes. É normal ficar se prendendo a detalhes, como encontrar o espelho perfeito ou a lâmpada ideal. Ou ainda um acabamento específico que você acha que é o melhor. Nesses momentos, o que ajuda a dar um passo adiante pode ser olhar para o ambiente em geral e perguntar-se: do que esse espaço realmente precisa?

erros de decoração ambiente
Aqui a cortina de banheiro deu o toque que faltava. Imagem Via.

Talvez o ambiente tenha muitos elementos pesados e precise de algo leve para manter-se equilibrado. Talvez precise de um pouco de contraste ou textura. Observar o quadro geral pode ser exatamente o que você precisa para identificar o elemento que unirá tudo.

Na dúvida, tire uma foto do espaço com o seu telefone e depois olhe para ela. Você pode ficar surpreso com o que vê em uma foto e que seus olhos não conseguem captar ao vivo.


* Com informações de 5 Decorating Mistakes You May Not Even Realize You’re Making, publicado em Apartment Therapy.

** Confira também aqui no blog Decoração: conheça as metragens de circulação ideais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *