Iluminação

Fita de LED: confira como usá-la na decoração

A fita de LED é uma opção prática e econômica para deixar um ambiente mais aconchegante através da iluminação indireta. Isso porque ela é fácil de instalar e não gera gastos significativos na conta de energia elétrica.

A principal função da fita é realçar elementos da arquitetura e da decoração com uma luz suave e discreta. Via de regra é composta por um material bem flexível, o que permite que seja usada em espaços onde outros tipos de iluminação provavelmente não seriam possíveis. 

Nesse sentido, vale a pena conferir mais detalhes sobre o funcionamento da fita de LED, como usá-la na decoração e os principais modelos existentes no mercado. Veja as informações que selecionamos e confira as opções disponíveis em thony.com.br e nas lojas físicas da Thony em Porto Alegre!

Fita de LED da Led Line, clique no link para ver mais e conferir outros modelos

COMO A FITA DE LED FUNCIONA

Como o próprio nome indica, a fita de LED é uma fonte de luz fabricada em formato de fita flexível. O produto lembra o famoso “pisca-pisca” de Natal, com a diferença de conseguir agrupar as pequenas lâmpadas sobre uma fita fina e chapada.

fita de led na cozinha
(Imagem Via)

A maior parte dos modelos existentes é o de fita adesiva, que adere facilmente a diferentes superfícies. Assim ela pode ser instalada de forma prática em pequenos móveis, objetos e até mesmo locais curvos. O único cuidado é deixar um ponto de energia próximo para conectar as fitas.

Outro ponto legal da fita é que as micro lâmpadas de LED não produzem raios ultravioletas, nem infravermelhos. Isso evita danos em móveis, plantas, quadros e outros objetos decorativos.

MODELOS DE FITA

A principal diferença entre os modelos de fita existentes no mercado diz respeito à cor: branca, amarela ou colorida. O tipo branco frio, que é o que emite luz branca, é uma boa opção para um efeito marcante de iluminação.

fita de led no espelho do banheiro
(Imagem Via)

Já o amarelo, também chamado de branco quente, emite uma luz semelhante à das lâmpadas incandescentes, ou seja, é ótima para deixar o ambiente mais aconchegante. Por fim temos as fitas coloridas ou RGB, que permitem a seleção de diferentes cores.

Além das alternativas de cor, alguns modelos possuem controle remoto para regular a intensidade da luz ou até mesmo criar efeitos como “pisca-pisca”. E claro, em relação à potência você pode optar pela versão 110v ou 220v. 

ONDE USAR A FITA DE LED

Uma das formas mais comuns de usar esse item de iluminação é nas sancas de gesso. Nesse caso a fita é aplicada em molduras feitas em gesso ou madeira, tanto em tetos como nas paredes.

fita de led na cabeceira da cama
(Imagem Via)

Além disso, a fita também pode ser usada em volta espelhos, quadros, nichos, prateleiras, estantes, degraus, corrimão, cabeceiras e onde mais a sua imaginação mandar.

Na verdade não dá para dizer que exista um cômodo da casa no qual a fita não possa ser aplicada. Ela se encaixa até mesmo em áreas úmidas como banheiro, cozinha e área de serviço, pois costuma ser à prova d’água.


* Confira também aqui no blog o post Luminária de Trilho: 5 vantagens de utilizá-la na decoração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *