Dicas

Inverno: como aquecer a casa sem extrapolar a conta de luz

A estação mais fria do ano chegou com toda a força em 2018. Embora o inverno traga consigo uma série de atividades gostosas, tais como comer aquela comida quentinha ou ficar aconchegado nas cobertas, também costuma gerar aumento no uso de aquecedores elétricos.

Aliás, você já sabe: uso de aquecedor em excesso resulta em aumento significativo da conta de energia elétrica no final do mês.

A boa notícia é que tem sim como aquecer a casa sem extrapolar a conta de luz! Confira as dicas que a Thony selecionou para deixar o seu inverno mais gostoso sem pesar no orçamento!

como aquecer a casa no inverno
Aquecedor Halógeno, Aquecedor Termoventilador e Aquecedor Ventisol, clique nos links para ver mais.

Dicas econômicas de como aquecer a casa

1) Deixe o sol entrar

É isso mesmo. Ao acordar, abra as cortinas e levante as persianas. Além disso, mantenha os vidros fechados. Dessa forma os vidros permitem que a luz entre mas não deixam o calor sair.

2) Aposte em cortinas grossas

Por outro lado, nos dias nublados e chuvosos, as cortinas ajudam a barrar a entrada do frio. Muitas vezes as janelas possuem frestas minúsculas, e as cortinas ajudam a conter a entrada do vento.

3) Coloque tapetes nos ambientes

Muita gente acha que os tapetes dão aconchego visual. Mas a verdade é que a peça faz muito mais do que dar aquele toque a mais na decoração. Os tapetes conseguem isolar o frio que vem do chão e deixam os ambientes bem mais quentinhos!

4) Não use o chuveiro para aquecer o ambiente

Você é do time que liga o chuveiro elétrico antes de entrar no banho, para esquentar o banheiro? Pois saiba que um aquecedor termoventilador é mais eficiente para isso e ainda gasta menos energia.

5) Use o aquecedor com parcimônia

Naqueles dias em que é inevitável utilizar o aquecedor, também tem dica de como aquecer a casa e economizar na luz. Para isso, procure manter os ambientes fechados para evitar que o ar frio entre. O ideal é manter o cômodo fechado, ligar o aquecedor e desligá-lo quando a temperatura ficar agradável.

O mesmo vale para o lençol térmico. Procure ligá-lo para esquentar a cama antes de dormir e depois desligue. Uma vez que a cama esteja aquecida, o corpo tende a conservar o calor.

6) Evite água quente na máquina de lavar

Se a ideia é economizar luz, procure lavar as roupas em água fria. A resistência que esquenta a água na máquina faz com que o gasto de energia seja o dobro da mesma operação com água fria.

7) Invista em bons equipamentos

Pode até ser que aquele seu aquecedor antigo, ou a estufa que era da sua vó, funcione super bem até hoje. Mas você já reparou na eficiência energética do aparelho? Será que não é hora de investir em um aquecedor novo, que gaste menos luz? Muitos aquecedores elétricos já contam com o selo do Inmetro. Aí é só verificar se o modelo garante a máxima qualidade e eficiência elétrica. Aproveite e confira os precinhos especiais da Thony em aquecedores e economize ainda mais!


* Confira também aqui no blog o post 7 dicas para reduzir a umidade dentro de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *