Faça Você Mesmo

Kit de Ferramentas: 10 itens que todo mundo deveria ter em casa

Nada pior do que reservar um tempo para os consertos da casa e na hora de executar a tarefa não ter as ferramentas disponíveis, não é mesmo?

É por isso que um conjunto de ferramentas básico é indispensável para quem gosta de manter a casa organizada e em perfeito funcionamento.

Embora a lista do que não pode faltar na caixa de ferramentas costume variar de acordo com o perfil e as habilidades de cada morador, ainda assim é possível relacionar alguns itens que devem resolver a maior parte das suas necessidades. Portanto, confira quais são eles e mãos à obra!

O que não pode faltar no kit de ferramentas básico

1. Nível e trena

A trena é o mais básico dos acessórios e sua utilidade vai desde medir móveis até o ambiente completo. Da mesma forma, o nível é indispensável na hora de alinhar furos, parafusos e fixadores. Para profissionais o mair recomendado é o nível a laser.

 

kit de ferramentas trena

Dica da Thony: Trena Aço e Trena Profissional.

2. Lanterna

Embora pareça só um detalhe, a lanterna é a grande aliada na hora de acessar lugares difíceis, como por exemplo um parafuso na parte inferior do móveis. Por isso, não deixe faltar esse item no seu kit de ferramentas.

kit de ferramentas lanterna

Dica da Thony: Lanterna Recarregável Super LED e Lanterna Indestrutível.

3. Alicate universal

O alicate universal certamente costuma dar conta da maioria dos reparos. Por outro lado, dependendo do tipo de conserto que você precisa executar, esse item pode ser complementado por um alicate de corte, um desencapador de fios ou outras ferramentas do gênero.

alicate universal kit de ferramentas

Dica da Thony: Alicate Universal Profissional 8″ e Mini Alicate Universal.

4. Martelo

Além da função básica de martelar, é útil para remover pregos e parafusos e até mesmo rasgar material antigo.

jogo de ferramentas tramontina

Dica da Thony: Jogo de ferramentas com martelo.

5. Chave inglesa e chaves de boca ou biela

Item indispensável para os ciclistas, a chave inglesa também cumpre um papel importante nos consertos da casa facilitando a aplicação do torque para girar parafusos e porcas. As chaves de boca, também chamadas biela, servem para apertar porcas e parafusos de cabeça sextavada.

chave inglesa kit de ferramentas

 

Dica da Thony: Chave Inglesa e Chave Biela.

6. Alicate de pressão

Muito útil na hora de fixar peças, prender e travar, desapertar parafusos danificados e cortar tubulações metálicas.

 

alicate de pressão kit de ferramentas

Dica da Thony: Alicate de Pressão Curvo 10″.

7. Chaves e parafusos Philips

Na maioria das vezes os parafusos Philips são melhores que os os parafusos de fenda, pois fornecem maior exatidão quando são parafusados.

chave philips jogo de ferramentas

 

Dica da Thony: Chave Philips e Cartela Parafuso Philips.

8. Pistola de cola quente

A cola quente pode ser aplicada em diversos tipos de superfície e é uma boa opção quando não se quer utilizar pregos ou parafusos. É perfeita, por exemplo, para pequenos reparos em forros e estofados.

pistola cola quente kit de ferramentas

 

Dica da Thony: Pistola Cola Quente 10w e Refil de Silicone.

9. Parafusadeira

A parafusadeira é uma ferramenta que muitos dispensam na hora de formar o kit básico ignorando a sua praticidade. O equipamento garante que o parafuso esteja bem fixado e trará para você economia de tempo e energia.

 

parafusadeira kit de ferramentas

Dica da Thony: Parafusadeira (vários modelos).

10. Furadeira

Quantas coisas estão aguardando reparo na sua casa simplesmente por você não ter uma furadeira? Desde a fixação de quadros até a instalação de prateleiras, a utilidade de uma furadeira é bem grande. Por isso, aproveite para investir em uma extensão elétrica de boa capacidade e um coletor de pó fixado junto à broca.

furadeira kit de ferramentas

 

Dica da Thony: Furadeira (vários modelos) e Coletor de Pó para Furadeira (R$ 13,25).


* Curtiu as dicas sobre como montar o seu kit de ferramentas? Então confira também aqui no blog o post 11 produtos que todo condomínio deve ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *