Reforma e construção

9 motivos para contratar um arquiteto em obras residenciais

Reforma residencial é algo que, se você ainda não fez, pode ter certeza que um dia ainda irá fazer. E nesse momento certamente você irá se questione sobre os motivos para contratar um arquiteto.

Acontece que, por mais que você tenha dúvidas sobre esse investimento, contratar um arquiteto pode ser o diferencial entre um projeto bem-sucedido e uma obra que não atingiu as expectativas dos moradores.

As vantagens de ter um arquiteto acompanhando a sua obra são inúmeras. Vale conferir pelo menos uma lista breve de razões que fazem valer a pena a contratação desse profissional.

razões para contratar um arquiteto

Motivos para contratar um arquiteto

1) Primeiramente o arquiteto é um profissional tecnicamente capacitado para acompanhar uma obra. Além de construir com garantia de segurança, você ainda agrega valor ao imóvel.

2) Um projeto desenvolvido por um profissional de arquitetura e urbanismo dá mais garantias de que a obra ou reforma vai ficar de acordo, ou no mínimo muito próximo, daquilo que você idealizou.

3) Contratar um arquiteto é sinônimo de economia do ponto de vista da compra de materiais: ele vai calcular a quantidade necessária e elaborar um orçamento. Sem falar que muitos arquitetos possuem condições especiais de compra em lojas de materiais de construção, como é o caso das lojas da Thony em Porto Alegre.

4) Por falar em materiais, nada como contar com a experiência de um profissional para evitar investir em algo barato demais que pode dar problemas mais adiante.

razões contratar arquiteto

5) Ah, e sabe a contratação dos prestadores de serviço? O arquiteto pode se responsabilizar por essa parte que costuma ser uma das mais chatas da obra ou reforma.

6) Outra vantagem de contratar um arquiteto é que o planejamento realizado permite ver qual é o resultado da obra antes mesmo dela começar.

7) As casas e apartamentos atualmente estão cada vez menores. Nesse sentido, o arquiteto é a melhor pessoa para pensar soluções que otimizam os espaços.

8) Obras com projetos feitos por arquitetos têm maior potencial de evitar a refação por erros ou mudanças de ideia, afinal todas as etapas estão planejadas na ordem correta. 

9) E aquela história de que obra sempre atrasa, você já ouviu falar? Ao contratar um arquiteto você conta com prazos mais certeiros, pois o profissional já tem a experiência de todos os imprevistos que podem surgir.


* Confira também aqui no blog o post 6 dicas para economizar na obra (ou na reforma).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *