Pintura

Para que serve cada tipo de tinta

Uma boa inspiração para pintar as paredes é o primeiro passo para renovar os ambientes da casa. O segundo é saber qual é o material da superfície que irá receber a coloração e o tipo de tinta mais indicado para ele.

Para não errar, vale conferir abaixo o guia básico sobre as características e aplicações de cada tinta. E se ainda assim você ficar na dúvida, é só passar em qualquer uma das lojas da Thony e conversar com um dos nossos atendentes. Com as dicas da Thony, o seu projeto tem tudo para ficar mais fácil!

Imagem via.
Imagem via.

CONHEÇA CADA TIPO DE TINTA

LÁTEX
A tinta látex é indicada para paredes de alvenaria: inclui acrílicas, PVA e vinil-acrílicas. A diferença está nas resinas: a das acrílicas aguenta melhor umidade e vapor. É preciso corrigir imperfeições com massa corrida. Espere o tempo de cura para lixar a parede. Para pintar use rolos de lã de carneiro ou lã sintética. Em áreas externas prefira as com propriedades elastoméricas que acompanham as dilatações e retrações da argamassa evitando fissuras.

VERNIZ
Indicada para madeira. É incolor, mas cria efeitos quando aplicada nos acabamentos brilhante ou acetinado. Se for repintura é preciso lixar a madeira até eliminar o brilho e as farpas. A aplicação da tinta verniz é feita com rolo de espuma de poliéster ou pincel e trincha. Na área externa precisa ter protetor solar.

ESMALTE
Usada em madeira e metal, forma uma camada plástica que cobre com cor a superfície. Em áreas externas prefira as Premium. Há versões de tinta esmalte à base de solvente e à base de água. Depois de remover pontos de ferrugem com lixa, limpe o metal com um pano umedecido. Aplique um fundo preparador e pinte com rolo de espuma de poliéster ou pincel e trincha. Não é indicada para alvenaria por que pode deformar a pintura.

Imagem via.
Imagem via.

ÓLEO
Outra indicação para pintar madeira, repele a água e protege o material da deterioração. Como as tintas esmaltes, escondem os veios da madeira e também são usadas em metais. Se a madeira estiver com graxa ou gordura, use água e sabão neutro para Iimpá-la . A pintura é feita com rolo de espuma de poliéster ou pincel e trincha.

STAIN
Apesar de não ser tão popular, é uma opção para pintar madeiras. Como é absorvida pelo material – em vez de formar uma película por cima – a Stain mantém o aspecto natural. Depois de limpar a madeira, é só pintar com pincel rolo trincha ou pistola convencional.

Imagem via.
Imagem via.

EPÓXI
Por ser resistente à abrasão, a tinta epóxi é indicada para pisos com grande circulação. É opção para cerâmica também. Como a aplicação envolve mistura com catalisador, é mais indicado chamar mão de obra especializada. Os azulejos devem estar limpos, principalmente nos rejuntes. A aplicação é com rolos de lã de pelo curto. Se a mistura com o catalisador não for adequada, a tinta endurece ou pode não secar.

ESPECIAIS

Texturas – permite criar diferentes desenhos para a parede. É aplicada com uma desempenadeira de aço e depois com uma de acrílico com os tipos de acabamento desejado
Funcionais – os fabricantes nacionais oferecem desde tintas antibactérias até as que refletem a radiação solar para diminuir a temperatura, as com efeito lousa e as que atraem imãs.

>>> Atenção – na hora da compra, fique atento também à classificação adotada pelos fabricantes: econômica é só para uso interno, enquanto standard e premium são mais resistentes e podem ir na área externa.

Imagem via.
Imagem via.

TIPOS DE ACABAMENTOS

Fosco – disfarça irregularidades da parede e falhas de aplicação ou diluição da tinta. O lado ruim é que suja mais.

Acetinado – exige paredes bem niveladas. É fácil de limpar: basta usar pano úmido com detergente.

Brilhante – por ser o mais fácil de limpar, é indicado para lugares com crianças. Mas revela os defeitos da parede.

Imagem via.
Imagem via.

DICAS

– Evite pintar em dias chuvosos ou com ventos fortes, pois eles trazem poeira e outras sujeiras para a pintura. Também não é bom pintar quando a temperatura está muito baixa ou quando a umidade relativa do ar está acima de 90%.

– Na hora de pintar uma casa o ideal é começar pelo lado externo. Na parte interna, pinte antes o teto e siga para as paredes. Depois devem ser pintadas as portas, as janelas e por último os rodapés.

– O kit básico de pintura inclui: rolos, trinchas, bandejas, fitas adesivas, lixas, espátulas de aço (para aplicar massas em pequenas áreas e remover a pintura velha) e desempenadeiras de aço (para grandes áreas).

*Informações via.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *