Iluminação

Filtro de Linha: para que serve e 5 motivos para usá-lo

A proteção dos aparelhos eletrônicos é um aspecto importante que muitas vezes acaba sendo deixado de lado. Porém basta um imprevisto na rede elétrica para lembrarmos da utilidade de equipamentos como o Filtro de Linha.

Embora possam ser imperceptíveis, desordens no fornecimento de energia da rede da concessionária podem causar danos a equipamentos eletroeletrônicos. E para isso, eles não precisam nem estarem ligados: basta simplesmente estarem conectados na tomada.

Nesse sentido, o Filtro de Linha é um item de custo acessível e que pode proteger os equipamentos das oscilações da rede de energia. Por isso, vale conferir como funciona e os motivos para investir no dispositivo de proteção.

filtro de linha legrand 6 tomadas
Filtro de Linha Legrand 6 tomadas com USB Bivolt, clique no link para ver mais.

Como funciona o Filtro de Linha

O Filtro de Linha é um componente com desenho semelhante ao de uma extensão e que se posiciona entre a tomada da parede e a tomada do aparelho eletroeletrônico. Como o próprio nome indica, o dispositivo funciona como um “filtro” contra picos de tensão.

Via de regra, a proteção é garantida através de uma chave disjuntora, semelhante ao botão on/off, que é acionada automaticamente quando ocorre sobrecarga ou curto circuito. Dessa forma, a energia é interrompida antes que possa danificar os equipamentos que estão conectados ao Filtro de Linha.

filtro de linha circuit breaker legrand
Filtro de Linha Legrand 6 tomadas Circuit Breaker Bivolt, clique no link para ver mais.

Motivos para utilizar o Filtro de Linha

1) O dispositivo possui várias funções, como proteger os aparelhos, eliminar ruídos e garantir que todos os aparelhos conectados aos plugs estejam protegidos contra curtos-circuitos;

2) Em termos de equipamento de proteção da rede, é considerado o de menor custo. Como são acessíveis e fáceis de trocar, filtros de linha acabam sendo acessórios de segurança bastante úteis;

3) É ideal para eliminar os ruídos da rede elétrica. Sabe quando você liga o liquidificador, por exemplo, e ele causa uma interferência na televisão que está ligada? Pois então, esse ruído pode ser eliminado com o filtro;

4) Já em caso de descarga elétrica de alta intensidade, o filtro irá se sacrificar, queimando fusíveis para proteger o equipamento que está ligado a ele;

5) Além de remover ruídos e picos de tensão, os Filtros de Linha têm finalidades básicas como expandir o número de tomadas disponíveis e proteger contra curto-circuitos.


* Confira também aqui no blog 10 motivos para usar lâmpadas de LED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *