Dicas

Qual a cortina certa para cada ambiente?

As cortinas exercem uma função importante na decoração. Além de proporcionarem sensação de aconchego ao ambiente, são elas que muitas vezes protegem o piso e os móveis do sol e garantem privacidade aos cômodos localizados próximos à rua ou ainda perto de outras construções.

como escolher cortinas 13

Com tantos modelos e tecidos disponíveis no mercado, a opção pela cortina ideal pode gerar algumas dúvidas. Por isso a Thony selecionou algumas dicas para ajudar você nessa escolha. E na próxima semana a gente fala sobre como instalar cortinas em mais um tutorial da série Faça Você Mesmo. Não perca.

Cortina ou persiana?

Se o orçamento estiver apertado, opte pelas cortinas. Seja qual for o sistema,  as persianas são bem mais caras. A cortina confere um aspecto particular ao ambiente e maior sensação de aconchego. As persianas por sua vez são mais fáceis de limpar e recomendadas principalmente para casas onde há pessoas alérgicas.

Se a escolha for por persiana, dê preferência às horizontais, as verticais lembram muito os ambientes corporativos.

como escolher cortinas 11

como escolher cortinas 10

como escolher cortinas 12

Escolhendo a cor

Na dúvida, use o branco. Combina com qualquer cor de parede e de móveis. Tecidos estampados não são proibidos, mas restringem muito a decoração e podem cansar você em questão de meses. Cores não são proibidas, apenas devem ser usadas com bom senso.

como escolher cortinas 4

como escolher cortinas 3

como escolher cortinas 1

como escolher cortinas 2

Blackout

O blackout, ou forro da cortina, é o que garante o bloqueio solar. Deve ser usado em casos em que é preciso proteger móveis e piso do sol. Não esqueça de verificar se há espaço no trilho para o tecido da cortina e o blackout, pois o conjunto gera muito volume. Se for o caso, os tipos de tecidos podem ser trocados para gerar menos volume.

como escolher cortinas 8

como escolher cortinas 9

O melhor tecido

Muitas lojas já oferecem modelos prontos de cortina com medidas pré-determinadas. Se você tiver a sorte de encontrar um que se adapte ao tamanho da sua janela, é uma ótima opção. Do contrário, será preciso confeccioná-la. Na hora de escolher o tecido, o mais importante é o caimento. Linho e algodão são recomendados, além dos sintéticos que têm bom caimento e ótimos preços.

como escolher cortinas 5

como escolher cortinas

como escolher cortinas 7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *