Faça Você Mesmo, Pintura

Rolo de pintura: 5 truques que poupam tempo e dinheiro

Uma parede com uma cor nova é capaz de mudar o aspecto de um ambiente inteiro. E o melhor é que muitas vezes basta um final de semana para executar a mudança.

Melhor ainda seria se os pincéis e o rolo de pintura se limpassem sozinhos, como num passe de mágica. Enquanto isso não é possível, o jeito é lançar mão de truques que tornam o processo mais rápido e prático.

Nesse sentido, vale conferir algumas das dicas do Apartment Therapy para limpar o rolo de pintura, fazer um uso melhor dele e por fim conservá-lo em bom estado por mais tempo.

Truques e dicas sobre pincéis e rolo de pintura

1) Retire a penugem dos rolos novos

Alguns rolos de pintura, por sua própria natureza, são bem felpudos. E não é nada divertido quando um pouco da penugem fica presa na tinta úmida em suas paredes, e você tem que retirá-la manualmente antes que tudo seque.

pincéis e rolo de pintura dicas

Uma maneira de minimizar o incômodo é se livrar de quaisquer fibras soltas no seu rolo antes de começar. Você pode fazer isso passando um rolo adesivo pelo rolo de pintura, ou mesmo qualquer fita adesiva comum.

2) Elimine pontas rígidas com uma tesoura

Se não deu tempo de comprar um rolo de pintura novo e só agora você viu que o seu está meio acabado, esse truque pode ajudar. Basta usar uma tesoura para cortar as partes duras – especialmente nas extremidades. Assim a tinta fresca chega com mais suavidade na parede.

pincéis e rolo de pintura dicas limpeza

3) Guarde o rolo de pintura para amanhã

Trabalhos de pintura geralmente demoram mais de um dia. Se você pretende terminar o trabalho no dia seguinte, ou um pouquinho além disso, envolva o rolo de tinta em plástico filme para não ficar exposto ao ar. Além disso, se quiser, coloque-o também na geladeira durante a noite.

pincéis e rolo de pintura truques

Assim sendo, quando você estiver pronto para retomar o trabalho, basta desembrulhar e seu rolo ainda deve estar molhado e pronto para ir para a parede.

4) Elimine o excesso de tinta com uma espátula

Quando terminar de pintar, use uma ferramenta de ponta reta – como uma espátula ou até mesmo uma régua – para raspar a tinta e colocá-la de volta na lata. Afinal quanto menos tinta no rolo, mais rápida e fácil será a limpeza.

como limpar o rolo de pintura

5) Incremente a limpeza com amaciante

Quando chegar a hora de limpar os pincéis e rolo de pintura, experimente misturar meia xícara de amaciante e acrescentar água morna em um balde.

dicas limpar rolo de pintura

O amaciante de roupas reduz a tensão superficial entre líquidos e sólidos, tornando a água “mais úmida”. Deixe o rolo de molho por um tempo e o amaciante de roupas irá agir. Aí depois é só enxaguar.


* Com informações de These Paint Roller Hacks Will Save You Time, Money and Mess.

** Imagens (exceto a do topo) de Joe Lingeman via Apartment Therapy.

*** Confira também aqui no blog o post Suvinil Limpeza Total: paredes limpas e sem manchas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *