Pintura

Suvinil Efeitos Especiais: 9 dicas para criar texturas em paredes

Efeitos especiais decorativos, conhecidos como texturas em paredes, são boas opções para transformar a decoração. E o mais legal é que com a Massa Suvinil Efeitos Especiais é possível criar até quatro efeitos diferentes: Mármore, Cimento queimado, Madeira ou Bambu.

A Suvinil Para Efeitos Especiais é uma massa base única. Portanto, na hora da compra, basta escolher uma das cores do leque Suvinil e pedir para fazer a mistura na própria loja. Depois, basta aplicar direto na parede.

Na oficina da Suvinil que aconteceu na Thony, vimos que alguns truques ajudam na hora de criar a textura. Confira as dicas que garantem um melhor resultado e fique de olho na nossa programação de oficinas!

efeitos especiais suvinil
Efeitos Cimento Queimado, Mármore, Madeira e Bambu, aplicados sobre papel.

Dicas para criar texturas com a Suvinil Efeitos Especiais

1) Escolha a superfície adequada

A Massa Suvinil Efeitos Especiais é indicada para superfícies internas não molháveis. Pode ser aplicada tanto em superfícies novas, sem pintura, como em repinturas.

2) Prepare a parede

As texturas, ou efeitos decorativos, têm o potencial de destacar a parede onde são aplicadas. Nesse sentido, eventuais defeitos existentes na superfície também ganharão destaque. Por isso, procure deixar a parede o mais perfeita possível, corrigindo os defeitos antes de aplicar a massa.

3) Escolha a tinta de fundo

O mais indicado é usar como fundo da textura uma tinta acrílica acetinada da cor branca. De tal forma que pode ser utilizada outra cor caso a intenção seja inovar no contraste. Da mesma forma, se a textura escolhida for Mármore ou Madeira, pode ser utilizada uma cor que já sirva de fundo para o efeito.

4) Use uma desempenadeira para aplicar

Para criar a maioria dos efeitos o ideal é aplicar a massa com uma desempenadeira firme de cantos arredondados. Desse modo os cantos arredondados diminuem a chance de riscos na pintura. 

efeito bambu aplicado sobre papel
Efeito Bambu aplicado sobre papel.

Ao terminar a aplicação, use uma Lixa D’água para retirar resíduos do produto depositados na desempenadeira.

5) Use a cor a seu favor

A Suvinil Efeitos Especiais é uma massa base única. Ou seja, você deve escolher a cor do leque Suvinil e pedir a preparação na própria loja. O ideal é usar a cor próxima do efeito que se pretende.

efeito cimento queimado
Efeito Cimento Queimado, aplicado sobre papel.

Por exemplo, para o efeito Bambu uma boa sugestão é a cor Erva-Mate. Para o efeito Concreto ou Cimento Queimado, a Elefante vai bem. Se a ideia for o efeito Mármore, puxando para o rosa, o Iogurte de Morango pode ser uma ótima escolha. Ou seja, busque sempre cores que se aproximam do efeito desejado.

Ah, e para facilitar a aplicação pode-se adicionar 10% de água na massa.

6) Deixe secar e lixe

Depois da aplicação, deixe de seis a oito horas secando. Após esse período, passe uma Lixa D’água 360 – sem água – só para retirar pequenas rebarbas. Por fim, passe um pano úmido para tirar o pó e evitar que a poeira suba.

7) Dê brilho para a textura

Para abrir o brilho e destacar o efeito, passe a desempenadeira, apertando a massa, para compactar.

Depois, aplique cera incolor em pasta para criar uma camada protetora e impedir que a sujeira grude. A aplicação pode ficar mais fácil se for feita com o lado amarelo de uma esponja. Evite passar verniz pistola pois a parede pode ficar com uma camada craquelada ou ainda manchada.

8) Dica Extra – Efeito Mármore

Para criar o Efeito Mármore, é possível utilizar até três tons diferentes de tinta. Quanto mais cores, mais marcada ficará a textura. 

Suvinil Efeito Mármore
Efeito Mármore aplicado sobre papel.

Outra ideia é utilizar só uma cor, mas passar mais de uma demão – caso a ideia seja deixar o efeito bem marcado, como se fossem os sinais do mármore. Agora, se a ideia é dar menos contraste, pinte a parede de fundo com a cor que você pretende usar no efeito e então aplique a textura normalmente.

9) Dica Extra – Efeito Madeira

Para criar o Efeito Madeira a massa deve ser aplicada com um pincel. Depois de aplicada a primeira demão, deve-se utilizar um carimbo especial, também conhecido como Texturizador Efeito Madeira.

efeito madeira 2
Efeito Madeira demonstrado sobre papel.

As duas demãos são importantes para não aparecer manchas brancas no fundo caso o carimbo falhe. Por isso, assim como na dica do Efeito Mármore, também é possível já pintar a parede de fundo com a cor que será utilizada na textura.


* Confira também aqui no blog o post Como fazer uma parede de cimento queimado.