Jardinagem

Hortas e Vasos Autoirrigáveis: como funcionam e por que usar

vasos autoirrigáveis
Via.

Quem curte jardinagem e gosta de cultivar temperos e outras plantas em casa, certamente já ouviu falar das hortas e dos vasos autoirrigáveis.

Via de regra as hortas e vasos autoirrigáveis são dotados de um reservatório de água acoplado e de cordões. São esses cordões que, em contato com o reservatório, levam a água até a terra. É como se fosse uma espécie de raiz artificial.

Como a água é sugada de acordo com a necessidade, o cultivo se torna mais fácil. Basta preencher o reservatório, sem risco de matar as plantas por falta ou excesso de água. Esta é apenas uma das vantagens dos produtos autoirrigáveis. Confira abaixo todas as facilidades das hortas e vasos e por que investir nessa solução simples e prática.

5 motivos para usar hortas e vasos autoirrigáveis

1) Como já mencionamos, as plantas sugam somente a água necessária. O que significa que você pode sair de férias sem se preocupar: basta preencher o reservatório antes de viajar e suas plantas estarão irrigadas e saudáveis. Dependendo da estação e da planta, a autonomia chega a 15 dias;

hortas e vasos autoirrigáveis
Horta Autoirrigável Cultive | À venda na Thony.

2) O reservatório de água fica totalmente fechado. Ou seja, sem acesso aos mosquitos que transmitem doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya;

hortas e vasos autoirrigáveis
Horta Autoirrigável Verde Vida | À venda na Thony.

3) E como o reservatório fica fechado, não tem risco da água transbordar como acontece com os vasos comuns. Assim você pode colocar suas plantas sem medo sobre os móveis;

4) Os vasos autoirrigáveis de algumas marcas, como os da Raiz, possuem reservatório transparente. Assim se você esquece de dar água para as plantas, basta olhar rapidamente para perceber que o reservatório está vazio;

Vaso Autoirrigável Raiz | À venda na Thony.
Vaso Autoirrigável Raiz | À venda na Thony.

5) Tornam mais fácil a adubação, uma vez que os adubos e nutrientes podem ser colocados no cano de irrigação, junto com a água.

* A Thony possui várias opções de hortas e vasos autoirrigáveis com ótimos preços e descontos especiaisConfira no site e nas  lojas físicas e aproveite as facilidades que você só encontra na Thony!

8 thoughts on “Hortas e Vasos Autoirrigáveis: como funcionam e por que usar

  1. Plantei um hortelã em uma jardineira autoirrigável e uma pimenteira em um vaso autoirrigável, no entanto, a terra fica muito molhada e as plantas definharam. O hortelã murchou, sobrou dois galhinhos. A pimenteira vivia cheia de pimenta e flor, as flores murcharam e não deu mais pimenta. Eu parei de abastecer o reservatório e voltei a irrigar como antes e as plantas voltaram a crescer. Não sei pq a terra encharca. Montei o vaso conforme as instruções. Fiz uma camada de argila expandida, coloquei a terra, abri os fios, coloquei a muda e completei a terra.
    Uso terra de palmeira.. pensei se não poderia ser isso. Mas não tenho certeza. Vc já viu algo assim? Se puder me ajudar eu agradeço.

    1. Oi, Hayanna! Tudo bem? Então, as duas plantas que você mencionou exigem muita água e é bem difícil sofrerem com excesso de regas. Principalmente com o vaso autoirrigável que possui a drenagem. Algumas indicações ou alternativas que podem ajudar:
      – Verificar a exposição solar ( 3 a 6 horas);
      – Reduzir a quantidade de fios;
      – Avaliar o tipo de substrato. O que realmente determina a umidade do solo é capacidade de absorção de cada solo. A areia por exemplo, drena muito mais que uma terra preta pois não tem capacidade de absorção.
      Esperamos ter ajudado. Abraço!

  2. Gostaria de saber se dá pra usar vasos autoirrigáveis em um ambiente ao ar livre, onde as plantas pegariam chuva naturalmente.

    1. Oi, Maricélia! Os vasos podem ser deixados ao ar livre sim, uma vez que eles possuem dreno. Assim, quando o reservatório de água passar do nível máximo, essa água será escoada para fora. Abraço e bom cultivo!

  3. Quero iniciar uma horta de temperos na varanda do meu apartamento, utilizando vasos autoirrigáveis. Os temperos que desejo cultivar são: manjericão, alecrim, hortelã e orégano. É uma varanda só com uma mesa de vidro e não penso em deixar no chão. Pois possuo 2 gatas.

    Obrigada

    1. Oi, Isabella! Que bacana a ideia, nada como ter temperos fresquinhos sempre a mão, não é mesmo? Boa sorte com a horta! Beijos!

  4. Olá, tenho alguns vasos destes com manjericão, alecrim, Pimenta e manjericão roxo. Tenho que encher o reservatório a cada 2 dias, quando não 2x no mesmo dia. As plantas estão ótimas mas não está sendo muito eficiente ter esses vasos, sabe o que pode ser?

    1. Oi, Fernando! É legal verificar qual o tipo de terra que está sendo utilizado. A terra preta, por exemplo, como não tem propriedades de absorção de umidade, perde muita água pela evaporação, principalmente em ambientes secos ou dias muito quentes. Ajudaria se você misturar um pouco de substrato ou ainda se utilizar o substrato puro. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *