Se você tem aquecedor a gás é bem provável que, no momento da instalação, tenha sido alertado sobre a necessidade de fazer a manutenção anual. E se você desprezou essa recomendação, é bom saber que os aquecedores a gás exigem sim atenção e manutenção permanentes.
Engana-se quem pensa que se o aparelho está funcionando corretamente não há motivos para se preocupar. Ocorre que os vazamentos de gás podem ser imperceptíveis e ocasionar acidentes fatais.
Os cuidados com o aquecedor não estão na sua lista de prioridades? Então é hora de conferir o porquê que a manutenção anual é tão importante e não deve nunca ser deixada de lado!
Em aparelhos de aquecimento a gás são usados dois tipos de gases como combustível: o liquefeito de petróleo (GLP) ou o gás natural (GN). A esses produtos é aplicado um aditivo que provoca um forte de cheiro, por isso em caso de vazamento é possível perceber mais facilmente que algo está errado.
Por outro lado, para que os aquecedores funcionem é realizada a queima dos gases. Dessa combustão surgem novos gases, como o monóxido de carbono. Ele não tem cheiro, e também não é possível que seja adicionado algum componente de odor. Isso porque ele é produzido no momento da queima.
E é aí que mora o perigo: o vazamento de monóxido de carbono é imperceptível. Assim a pessoa inala o gás sem perceber até que começa a sentir dor de cabeça, tontura, culminando em desmaio e parada cardiorrespiratória
Como a produção de monóxido de carbono é inevitável, os aquecedores a gás são projetados para conduzir esse gás para o exterior do ambiente. Isso é feito através de dutos de exaustão e chaminés.
Na maior parte dos acidentes envolvendo aquecedores a gás, o problema não está no aparelho, mas em falhas nas saídas de exaustão ou na ventilação do ambiente. Como os dutos são feitos de alumínio, até mesmo o choque com um varal de roupas, por exemplo, pode furar ou desacoplar o duto.
Dessa forma, mesmo que o aparelho esteja funcionando perfeitamente, é importante que a manutenção anual seja realizada para avaliar as saídas de exaustão e mesmo a ventilação do ambiente.
A ventoinha é uma peça super importante do aquecedor a gás. Ela serve para puxar o oxigênio, fazer a mistura e ao mesmo tempo expulsar o monóxido para fora do aparelho. Com a sujeira a queima fica irregular. Isso prejudica a vida útil do aquecedor e, o que é mais preocupante, faz com mais monóxido de carbono seja emitido.
O aquecedor a gás, quando bem instalado e com a manutenção em dia, é um equipamento seguro. O importante é ter em mente que somente profissionais habilitados devem mexer no aparelho.
Por isso, se você está pensando em comprar um aquecedor, nada de instalar por contra própria. O mesmo vale para a manutenção. Qualquer erro, por menor que seja, pode colocar você e a sua família em risco.
* Confira também aqui no blog o post Adaptador de tomada: risco de sobrecarga e derretimento dos fios.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…