Elemento fundamental na composição do concreto, o cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento.
O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da data de fabricação impressa, mas se não houver cuidado na hora de guardar, você corre o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.
Isso acontece porque o cimento é altamente sensível à umidade e pode endurecer ou empedrar se não estiver corretamente armazenado. A boa notícia é que tem como armazenar cimento corretamente e evitar o desperdício de material, bastam alguns pequenos cuidados.
O cuidado com o armazenamento do cimento deve começar já na hora do transporte. Retire objetos pontiagudos do veículo antes de carregar o material, evitando o risco dos sacos serem perfurados ou danificados.
Ao transportar o material, não carregue a embalagem pelas extremidades e sim pegando o saco por baixo, pela parte inferior. Isso evita que o saco rasgue. Outra dica legal é dar uma girada na embalagem antes de levantá-la, isso ajudar a soltar o cimento e evita as chances do saco se partir.
Cubra os pacotes com um plástico ou lona impermeável e procure amarrá-los firmemente para evitar movimentos durante o transporte.
A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar.
Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada. Use uma lona impermeável embaixo dos sacos e outra para cobri-los.
Por fim, procure armazenar as embalagens de forma plana, com a parte larga para baixo. Evite colocá-las de pé ou de lado.
Uma eventual contaminação pode afetar a qualidade e o desempenho do cimento, por isso evite guardar os sacos junto com fertilizantes, por exemplo, ou outros produtos do gênero.
Com o passar do tempo, o cimento vai perdendo as suas propriedades. Fique atento à data de validade impressa na embalagem e use sempre os sacos mais antigos por primeiro.
Quando um saco de cimento já foi aberto e sobrou material, ou se por acaso uma embalagem romper, existem algumas alternativas para garantir a conservação do produto.
Uma opção pode ser colocar o cimento que sobrou em um balde plástico com tampa. Antes de tampar, coloque um plástico preto no topo do balde e prenda com um cordão bem apertado. Feito isso, tampe o balde normalmente.
Outra ideia é colocar o cimento que sobrou em pequenos sacos plásticos. Assim você pode desembalar somente o necessário para usar em pequenos reparos. O ideal é que os pequenos sacos sejam embalados em outro saco maior e bem resistente. Aí é só tomar todos os cuidados que você teria com uma embalagem de cimento, armazenando em local seco e bem protegido da umidade.
* Quer tirar um projeto do papel e não sabe por onde começar? Confira as 4 dicas para começar uma reforma e conte com as facilidades das lojas da Thony para renovar com os melhores preços.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…