A fita de LED é uma opção prática e econômica para deixar um ambiente mais aconchegante através da iluminação indireta. Isso porque ela é fácil de instalar e não gera gastos significativos na conta de energia elétrica.
A principal função da fita é realçar elementos da arquitetura e da decoração com uma luz suave e discreta. Via de regra é composta por um material bem flexível, o que permite que seja usada em espaços onde outros tipos de iluminação provavelmente não seriam possíveis.
Nesse sentido, vale a pena conferir mais detalhes sobre o funcionamento da fita de LED, como usá-la na decoração e os principais modelos existentes no mercado. Veja as informações que selecionamos e confira as opções disponíveis em thony.com.br e nas lojas físicas da Thony em Porto Alegre!
Como o próprio nome indica, a fita de LED é uma fonte de luz fabricada em formato de fita flexível. O produto lembra o famoso “pisca-pisca” de Natal, com a diferença de conseguir agrupar as pequenas lâmpadas sobre uma fita fina e chapada.
A maior parte dos modelos existentes é o de fita adesiva, que adere facilmente a diferentes superfícies. Assim ela pode ser instalada de forma prática em pequenos móveis, objetos e até mesmo locais curvos. O único cuidado é deixar um ponto de energia próximo para conectar as fitas.
Outro ponto legal da fita é que as micro lâmpadas de LED não produzem raios ultravioletas, nem infravermelhos. Isso evita danos em móveis, plantas, quadros e outros objetos decorativos.
A principal diferença entre os modelos de fita existentes no mercado diz respeito à cor: branca, amarela ou colorida. O tipo branco frio, que é o que emite luz branca, é uma boa opção para um efeito marcante de iluminação.
Já o amarelo, também chamado de branco quente, emite uma luz semelhante à das lâmpadas incandescentes, ou seja, é ótima para deixar o ambiente mais aconchegante. Por fim temos as fitas coloridas ou RGB, que permitem a seleção de diferentes cores.
Além das alternativas de cor, alguns modelos possuem controle remoto para regular a intensidade da luz ou até mesmo criar efeitos como “pisca-pisca”. E claro, em relação à potência você pode optar pela versão 110v ou 220v.
Uma das formas mais comuns de usar esse item de iluminação é nas sancas de gesso. Nesse caso a fita é aplicada em molduras feitas em gesso ou madeira, tanto em tetos como nas paredes.
Além disso, a fita também pode ser usada em volta espelhos, quadros, nichos, prateleiras, estantes, degraus, corrimão, cabeceiras e onde mais a sua imaginação mandar.
Na verdade não dá para dizer que exista um cômodo da casa no qual a fita não possa ser aplicada. Ela se encaixa até mesmo em áreas úmidas como banheiro, cozinha e área de serviço, pois costuma ser à prova d’água.
* Confira também aqui no blog o post Luminária de Trilho: 5 vantagens de utilizá-la na decoração.
Planejar uma reforma em Porto Alegre exige organização, conhecimento dos materiais necessários e um fornecedor…
Vazamentos hidráulicos são problemas comuns em residências e estabelecimentos comerciais de Porto Alegre, agravados pela…
Encontrar o local ideal para comprar tintas em Porto Alegre pode fazer toda a diferença…
Por que Escolher Materiais para Obra no RS é um Desafio? Orientação dos Especialistas Thony…
Segundo o mapeamento de atendimento da Thony Ferragem em 2023, 78% dos clientes que buscaram…
Água cristalina e saudável é o sonho de todo mundo que tem piscina. Entretanto, para…