Reforma e construção

Piso retificado: o que é e quando utilizar

O Mês da Construção já começou na Thony e, além de descontos especiais, preparamos uma série com dicas para quem trabalha no setor da construção ou pretende colocar a mão na massa e tirar aquele antigo projeto do papel.

Vamos falar hoje sobre o piso retificado que, ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com classificação de qualidade e sim com o modelo da borda. Confira quais são as características do produto e os casos em que é melhor utilizá-lo.

O que é

As peças de piso retificado podem ser encontradas em cerâmica ou porcelanato. O que determina se o material é retificado ou não são as bordas de cada placa.

No piso retificado as bordas são mais retas e sua superfície mais fina, pois são cortadas por discos de diamante. No acabamento tradicional, que é chamado de bold, as bordas são levemente arredondadas e o tamanho de cada peça nem sempre é o mesmo.

Quando utilizá-lo

Uma das principais diferenças entre o piso retificado e o bold está na instalação. O bold irá exigir mais rejunte, já que as peças não possuem o mesmo tamanho. O retificado, por sua vez, exige menos rejunte e permite uma instalação contínua e uniforme.

Dessa forma, o piso retificado é indicado para ambientes em que se deseja um visual clean e sofisticado, pois tem acabamento mais regular, quase imperceptível. O bold, por sua vez, é recomendado para projetos com visual mais rústico, já que o rejunte neste caso é mais aparente.

Vantagens de usar o piso retificado

– Um revestimento retificado pode ter valor até 30% maior do que o comum, mas possui vida útil longa devido ao seu elaborado processo de fabricação, raramente você terá algum problema com o piso retificado após a sua instalação;

– O custo da obra também costuma ser menor, na comparação com o piso bold, pois precisa de menos rejunte. As peças tradicionais vão exigir juntas de dilatação de 3 a 8mm, enquanto que o piso retificado vai exigir no máximo 2mm;

– Em muitos projetos é comum vermos a utilização de junta seca para fazer o assentamento. As peças são encostadas uma nas outras, utiliza-se argamassa flexível e deixa-se um espaço de 1,5mm para dilatação do produto;

– O espaçamento entre as peças é menor, por isso a tendência é que acumule menos sujeira.

Thony

View Comments

  • Quanto conteúdo de qualidade nesse site. Que bom que encontrei esse site. Muito bom mesmo. Deveria ter mais sites assim. Abraço.

Recent Posts

Como fazer uma lavanderia em espaço pequeno?

Se a cozinha é o coração da casa, a lavanderia são os rins — essa…

2 semanas ago

Manutenções e NBR essenciais para síndicos profissionais

A importância da manutenção predial de condomínios A manutenção predial em condomínios é uma responsabilidade…

2 semanas ago

Aquecedor a óleo vale a pena? Veja as vantagens e as dicas para manter a casa aquecida

Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…

1 ano ago

Como acabar com mofo de paredes e rodapés? Conheça produtos para eliminar a umidade!

Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…

1 ano ago

Enchentes no RS: como fazer a limpeza em casas e estabelecimentos e retornar com segurança

Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…

2 anos ago

Duchas modernas: 4 opções de duchas e chuveiros Docol que você encontra na Thony

Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…

2 anos ago