Uma das maneiras mais fáceis de atualizar rapidamente um ambiente é com uma bela galeria de quadros. Ademais não é preciso gastar uma fortuna para transformar a decoração com quadros na parede.
Dessa forma são três os fatores que tornam uma parede com quadros realmente impressionante: o tamanho, a moldura e a imagem. Ou seja, usando esses fatores com sabedoria é possível sim fazer uma bela composição sem comprometer o orçamento.
Confira abaixo as dicas de composição de quadros na parede, selecionadas pelo site Apartment Therapy. Além disso vale dar uma espiada nos acessórios para pendurar quadros que dispensam furos na parede e que estão disponíveis no site e nas lojas físicas da Thony!
A moldura é tão importante quanto o que você está enquadrando. Afinal, uma arte relativamente barata pode parecer bem expressiva se tiver uma moldura de efeito.
Ao criar uma composição de quadros na parede, procure usar um elemento para unificar as peças da galeria. Pode ser o acabamento, o tema ou a cor. Ou ainda, você pode quebrar todas as regras e optar por uma mistura eclética.
A compra de obras originais de grande tamanho pode ser bastante cara. Por outro lado, se você não está preocupado com exclusividade, uma boa opção é investir em impressões de dimensões maiores.
Outra saída é escolher suas melhores fotos – se você cultiva esse talento é claro – e fazer grandes impressões de boa qualidade.
Se você enjoa rápido dos quadros, que tal fazer uma galeria “temporária”, onde você pode trocar as imagens com facilidade de tempos em tempos?
Para isso basta escolher molduras – ou até mesmo porta retratos sem vidro – e prender um pequeno barbante de uma extremidade à outra. Aí é só usar mini prendedores para fixar as imagens.
Amostras de tecidos, lenços ou até uma tapeçaria podem ser enquadrados e surtir um efeito bem impressionante na decoração. Quanto mais vintage ou inusitado, melhor!
Outra forma criativa de montar uma composição é utilizando amostras de papel de parede. A ideia é pendurá-las como se fossem quadros tradicionais. Assim utilize imagens ou cores que tenham algum elemento em comum. Você vai ver como é fácil criar uma coleção que pareça elegante e sofisticada.
Se você ama pratos diferentes, exibi-los em uma parede é sempre uma boa opção. Sua coleção de pratos pode ter um tema central ou ser totalmente aleatória, dependendo do que você já tem. E se faltar acervo, procure garimpar peças em antiquários e feirinhas de antiguidades.
Você não precisa ser um artista renomado para criar sua própria obra-prima. Portanto explore o seu potencial criativo e invista em uma bela moldura para o seu trabalho. É bem provável que ao final a aparência fique bem próxima do estilo que você curte.
Sabe aquele livro com ilustrações de tirar o fôlego? Que tal emoldurá-las e deixá-las para sempre bem à vista?
Galerias não precisam ser só sobre quadros. Experimente sobretudo misturar objetos à composição, como tapeçarias, artefatos de madeira, cartões postais e o que mais a sua imaginação mandar.
A dica segue igualmente as propostas anteriores: identifique um elemento que unifique as imagens e os demais itens e siga nesse caminho.
* Com informações e imagens de 10 Inexpensive Tricks for Expensive-Looking Wall Art.
** Confira também aqui no blog o post 3 maneiras de pendurar quadros sem furar a parede.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…