Os consumos de energia elétrica e água costumam ser os vilões da conta de condomínio. Por outro lado, existe uma série de medidas que podem reduzir esses gastos.
Algumas medidas são simples, como cobrir a piscina, e outras exigem um investimento maior, como a troca de vasos sanitários. Mas seja a curto ou longo prazo, todas elas geram economia para condomínios. Confira quais são elas e conte com os descontos da Thony a
Além de evitar o acúmulo de sujeita, utilizar uma lona para cobrir a piscina reduz a evaporação em até 90%, podendo gerar uma economia de cerca de 370 litros de água por mês.
Molhar as plantas por 10 minutos, com a torneira aberta, pode significar um consumo de 186 litros de água. Recomenda-se utilizar um regador ou mangueira com esguicho-revólver, gerando economia de até 96 litros. Outra dica é fazer a rega nas primeiras horas da manhã ou de noite, reduzindo a evaporação.
No caso de prédios antigos, vale trocar os vasos sanitários das áreas comuns e até mesmo das unidades, isso é claro se os condôminos estiverem dispostos a reduzir custos a longo prazo. Vasos sanitários com caixa acoplada diminuem o consumo de 24 para 6 litros de água a cada descarga.
A iluminação da cabine do elevador é uma das principais origens do consumo de energia, pois ficam acesas todos os dias. Por isso esse é um dos locais mais recomendados para se investir em lâmpadas de LED.
Dependendo da localização do ambiente, se ele for pintado com tintas de cores claras poderá ficar naturalmente iluminado e com isso dispensar o uso de luzes artificiais durante o dia.
A luminária solar é alimentada por energia solar através de painéis que convertem a luz do sol em energia elétrica, carregando as baterias internas durante o dia e acendendo automaticamente ao escurecer com a ajuda de sensores fotossensíveis. Em caso de áreas que não recebem luz solar, uma boa alternativa é instalar uma minuteira.
Verifique periodicamente as bombas do reservatório de água, equipamentos da piscina e tubulação do prédio. Vazamentos agravam o consumo de água, podendo aumentar o volume gasto em até 20%.
Sabe aquela área livre do condomínio? Ela pode ser utilizada na construção de reservatórios para armazenar a água da chuva e reaproveitá-la na limpeza das áreas comuns e irrigação das plantas.
Ao invés de insistir sempre nos mesmos consertos, busque alternativas efetivas para o problema. Não adianta, por exemplo, pintar a coluna da garagem todo mês se os carros voltam a danificar a estrutura. O melhor nesse caso é instalar um protetor de para choque.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…