Dicas, Iluminação

9 dicas de economia para condomínios

economia para condomínios

Os consumos de energia elétrica e água costumam ser os vilões da conta de condomínio. Por outro lado, existe uma série de medidas que podem reduzir esses gastos.

Algumas medidas são simples, como cobrir a piscina, e outras exigem um investimento maior, como a troca de vasos sanitários. Mas seja a curto ou longo prazo, todas elas geram economia para condomínios. Confira quais são elas e conte com os descontos da Thony a 

Cubra a piscina

Além de evitar o acúmulo de sujeita, utilizar uma lona para cobrir a piscina reduz a evaporação em até 90%, podendo gerar uma economia de cerca de 370 litros de água por mês.

Substitua a mangueira

Molhar as plantas por 10 minutos, com a torneira aberta, pode significar um consumo de 186 litros de água. Recomenda-se utilizar um regador ou mangueira com esguicho-revólver, gerando economia de até 96 litros. Outra dica é fazer a rega nas primeiras horas da manhã ou de noite, reduzindo a evaporação.

Troque os vasos sanitários

No caso de prédios antigos, vale trocar os vasos sanitários das áreas comuns e até mesmo das unidades, isso é claro se os condôminos estiverem dispostos a reduzir custos a longo prazo. Vasos sanitários com caixa acoplada diminuem o consumo de 24 para 6 litros de água a cada descarga.

Ilumine o elevador com LED

A iluminação da cabine do elevador é uma das principais origens do consumo de energia, pois ficam acesas todos os dias. Por isso esse é um dos locais mais recomendados para se investir em lâmpadas de LED.

Aposte nas cores claras

Dependendo da localização do ambiente, se ele for pintado com tintas de cores claras poderá ficar naturalmente iluminado e com isso dispensar o uso de luzes artificiais durante o dia.

Use luminária solar no jardim

A luminária solar é alimentada por energia solar através de painéis que convertem a luz do sol em energia elétrica, carregando as baterias internas durante o dia e acendendo automaticamente ao escurecer com a ajuda de sensores fotossensíveis. Em caso de áreas que não recebem luz solar, uma boa alternativa é instalar uma minuteira.

Atenção aos vazamentos

Verifique periodicamente as bombas do reservatório de água, equipamentos da piscina e tubulação do prédio. Vazamentos agravam o consumo de água, podendo aumentar o volume gasto em até 20%.

Armazene água da chuva

Sabe aquela área livre do condomínio? Ela pode ser utilizada na construção de reservatórios para armazenar a água da chuva e reaproveitá-la na limpeza das áreas comuns e irrigação das plantas.

Procure soluções efetivas

Ao invés de insistir sempre nos mesmos consertos, busque alternativas efetivas para o problema. Não adianta, por exemplo, pintar a coluna da garagem todo mês se os carros voltam a danificar a estrutura. O melhor nesse caso é instalar um protetor de para choque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *