O adaptador de tomada ou adaptador de amperes, é um produto geralmente encontrado no comércio informal e utilizado para conectar plugues que tenham pinos de 20 amperes em tomadas de 10 amperes.
Acontece que, além desse tipo de adaptador de tomada não ser regulamento, o seu uso pode sobrecarregar a tomada e até mesmo derreter os fios da mesma.
Para não correr nenhum risco com a instalação elétrica, vale conferir algumas informações importantes sobre o padrão brasileiro de plugues e tomadas e como fazer a adaptação de forma correta e segura.
A principal diferença entre as tomadas de 10A e de 20A está na potência. As de 10 amperes são geralmente utilizadas para conectar equipamentos que exigem menos da instalação elétrica. Enquanto que as de 20 são para aparelhos de maior potência.
A distinção é fácil de ser feita, pois o diâmetro das entradas é diferente. O orifício da tomada de 10A é de 4mm e o da 20A é de 4,8mm. Vale lembrar que o padrão de pinos é o mesmo. Desde 2011 todos os equipamentos devem ser produzidos com a tomada de três pinos.
Sim. O espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado, mas não há risco para o circuito elétrico e nem para o aparelho.
Não. Os aparelhos que possuem o plugue mais grosso, ou seja, o de 20A, só devem ser conectados em tomadas de 20 amperes.
Jamais. Ao ligar um equipamento de maior potência em um ponto não projetado especialmente para essa ação, há risco de curto-circuito em toda a instalação elétrica. Esse tipo de adaptador de amperagem não é regulamentado e o seu uso pode também causar derretimento dos fios.
Se os seus equipamentos não são compatíveis com as tomadas da sua casa, o ideal é que você substitua os plugues e as tomadas. Para isso, conte com o auxílio de um profissional. O eletricista irá avaliar se a substituição é compatível com a fiação e com o disjuntor que protege o circuito elétrico.
Quem usa multiplicador de tomada, o popular T ou Benjamin, também deve atentar para o risco de conectar muitos aparelhos na mesma tomada. O cuidado deve ser tomado para evitar sobreaquecimento do T, uma vez que a sobrecarga pode causar o derretimento do mesmo, com risco de causar até mesmo um incêndio.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…
View Comments
Excelente informação. Perdemos 5 tomadas de 20A em salão de festas, devido ao uso inadequado de tomadas de 10A, com equipamentos de alta amperagem como: fritadeiras elétricas e fornos elétricos, perda também dos fios que derreteram, e, o risco de incêndio que corremos.
Tivemos que substituir fios e tomadas e colocar cartazes de orientação aos usuários e inspeção sempre nos dias de festas.
Oi, Matias! A ideia dos cartazes de orientação é muito boa, é uma boa dica para adotar em áreas comuns. Obrigada por compartilhar a sua experiência.
Olá. Estou com uma dúvida sobre a instalação de ma churrasqueira elétrica tipo Grill, aquela que tem resistência. Bem, tenho uma dessa que está marcando no cabo de tomada da churrasqueira 16A/250V. Uso normalmente na minha varanda do apartamento em uma tomada comum de 10A, mas como o conector da tomada da churrasqueira é daquele mais grosso, tenho que utilizar um conector para conseguir encaixar na tomada de 10A.
Para evitar esse conector, resolvi trocar a tomada na varanda por um de 20A que tem os furos mais largos. Entretanto, ao trocar a tomada e ligar a churrasqueira meu disjuntor desarmou e tive que voltar com a tomada de 10A para funcionar novamente normal.
Alguém sabe explicar porque o disjuntor desarmou quando liguei a churrasqueira na tomada de 20A?
Observação: O disjuntor do circuito é de 20A e o fio é de 2,5mm. O circuito para esse disjuntor tem mais 10 tomadas comuns (2 quartos, sala, wcs e a varanda)
Se desarmou é porque foi solicitada corrente maior que a do disjuntor no circuito.
O estranho é não ter desarmado antes. Só se por algum motivo o adaptador é tão mal feito que limita de alguma forma a corrente usada pelo grill, inclusive fazendo ele funcionar com potencia menor do que a projetada.
10 tomadas em locais tão distintos é um exagero para um circuito só. Divide em pelo menos 2 circuitos colocando mais um disjuntor e passando nova fiação (varanda e sala no msm circuito por ex.) que tu vais estar bem mais seguro!
Ou faz o certo de verdade e usa uma churrasqueira à carvão hehe
usei um adaptador na minha tomada de 10a. e o pino (plugue) ficou preto! devo trocar a fiaçao da casa? ou somente a tomada?
Primeiro você tem que saber a amperagem da tomada do aparelho que você ligou no teu adaptador de 10 A, se o aparelho requer uma amperagem maior do que 10, foi esta a razão pela qual ele super-aqueceu e ficou preto!!!! Você deverá usar um adaptador de 15 ou 20 A!!! E veja também a capacidade de amperagem dos fios da tua tomada para noa queimar a fiação!!!
Muito bom. Achei também um artigo com mais explicações em: https://bit.ly/3pv76O0
Gostaria de saber se existe um adaptador "ao contrário" para que a tomada de 10A não fique bamba no plugue de 20A
É a mesma dúvida que eu tenho, se alguém souber responder, seria de grande ajuda.
Minha churrasqueira eléctrica é de 20A, quando eu coloco um adaptador para entrar na minha tomada de 10A o churrasqueira não pega normal ou até mesmo não pega. Isso é normal acontecer ?
Derretimento de fios e incêndio, não seriam evitados pelo disjuntor?
Nem sempre. Pra evitar isso, use o DR e o DPS, que são OBRIGATÓRIOS de acordo com a NBR 5410.
Não. O derretimento de fios pode acarretar incêndios a partir de mau contato, seja por conexões frouxas, seja pelo uso de uma liga metálica ferrosa no adaptador. Neste caso, o aquecimento se dá com a corrente nominal do aparelho, e desta forma, o disjuntor não operará; ele só opera a partir de sua curva de sobrecarga, ou seja, além da corrente nominal do circuito.