Dicas

Adaptador de tomada: risco de sobrecarga e derretimento dos fios

adaptador de tomada 20A 10A

O adaptador de tomada ou adaptador de amperes, é um produto geralmente encontrado no comércio informal e utilizado para conectar plugues que tenham pinos de 20 amperes em tomadas de 10 amperes.

Acontece que, além desse tipo de adaptador de tomada não ser regulamento, o seu uso pode sobrecarregar a tomada e até mesmo derreter os fios da mesma.

adaptador de tomada 20A e 10A riscos

Para não correr nenhum risco com a instalação elétrica, vale conferir algumas informações importantes sobre o padrão brasileiro de plugues e tomadas e como fazer a adaptação de forma correta e segura.

Qual a diferença entre a tomada de 10 e 20 amperes?

A principal diferença entre as tomadas de 10A e de 20A está na potência. As de 10 amperes são geralmente utilizadas para conectar equipamentos que exigem menos da instalação elétrica. Enquanto que as de 20 são para aparelhos de maior potência.

Como identificar se a tomada é de 10A ou 20A?

A distinção é fácil de ser feita, pois o diâmetro das entradas é diferente. O orifício da tomada de 10A é de 4mm e o da 20A é de 4,8mm. Vale lembrar que o padrão de pinos é o mesmo. Desde 2011 todos os equipamentos devem ser produzidos com a tomada de três pinos.

adaptador de tomada 20A e 10A

Posso conectar um plugue 10A na tomada 20A?

Sim. O espaço entre o plugue e a tomada ficará um pouco mais folgado, mas não há risco para o circuito elétrico e nem para o aparelho.

Posso conectar um plugue 20A na tomada 10A?

Não. Os aparelhos que possuem o plugue mais grosso, ou seja, o de 20A, só devem ser conectados em tomadas de 20 amperes.

Posso usar um adaptador para conectar o plugue 20A na tomada 10A?

Jamais. Ao ligar um equipamento de maior potência em um ponto não projetado especialmente para essa ação, há risco de curto-circuito em toda a instalação elétrica. Esse tipo de adaptador de amperagem não é regulamentado e o seu uso pode também causar derretimento dos fios.

Se eu não posso usar adaptador, o que devo fazer então?

Se os seus equipamentos não são compatíveis com as tomadas da sua casa, o ideal é que você substitua os plugues e as tomadas. Para isso, conte com o auxílio de um profissional. O eletricista irá avaliar se a substituição é compatível com a fiação e com o disjuntor que protege o circuito elétrico.

Atenção ao uso de adaptador T ou Benjamin

Quem usa multiplicador de tomada, o popular T ou Benjamin, também deve atentar para o risco de conectar muitos aparelhos na mesma tomada. O cuidado deve ser tomado para evitar sobreaquecimento do T, uma vez que a sobrecarga pode causar o derretimento do mesmo, com risco de causar até mesmo um incêndio.

3 thoughts on “Adaptador de tomada: risco de sobrecarga e derretimento dos fios

  1. Excelente informação. Perdemos 5 tomadas de 20A em salão de festas, devido ao uso inadequado de tomadas de 10A, com equipamentos de alta amperagem como: fritadeiras elétricas e fornos elétricos, perda também dos fios que derreteram, e, o risco de incêndio que corremos.
    Tivemos que substituir fios e tomadas e colocar cartazes de orientação aos usuários e inspeção sempre nos dias de festas.

    1. Oi, Matias! A ideia dos cartazes de orientação é muito boa, é uma boa dica para adotar em áreas comuns. Obrigada por compartilhar a sua experiência.

  2. Olá. Estou com uma dúvida sobre a instalação de ma churrasqueira elétrica tipo Grill, aquela que tem resistência. Bem, tenho uma dessa que está marcando no cabo de tomada da churrasqueira 16A/250V. Uso normalmente na minha varanda do apartamento em uma tomada comum de 10A, mas como o conector da tomada da churrasqueira é daquele mais grosso, tenho que utilizar um conector para conseguir encaixar na tomada de 10A.

    Para evitar esse conector, resolvi trocar a tomada na varanda por um de 20A que tem os furos mais largos. Entretanto, ao trocar a tomada e ligar a churrasqueira meu disjuntor desarmou e tive que voltar com a tomada de 10A para funcionar novamente normal.

    Alguém sabe explicar porque o disjuntor desarmou quando liguei a churrasqueira na tomada de 20A?

    Observação: O disjuntor do circuito é de 20A e o fio é de 2,5mm. O circuito para esse disjuntor tem mais 10 tomadas comuns (2 quartos, sala, wcs e a varanda)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *