Você já deve ter ouvido que deve beber em média 2 litros de água por dia para manter seu organismo saudável, não é? Se você já faz isso, está no caminho certo! Mas tem um detalhe: não é qualquer água que serve para o consumo, ok?
A água que vem diretamente do encanamento, por exemplo, embora seja submetida a tratamento, nem sempre é apropriada para beber. Muitas vezes dá para notar cheiro e sabor desagradáveis, além do risco de ter escapado algas e bactérias nocivas à saúde.
Por isso, é super importante que você saiba como filtrar água da torneira para manter a hidratação em dia — com segurança e sem a necessidade de comprar água engarrafada. Veja alguns métodos!
Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo.
Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo. O ideal é deixar a água fervendo por no mínimo 5 minutos.
A desvantagem desse método é que a água pode ficar com sabor desagradável depois de fervida. Além disso, não é muito prático se você quiser beber a água geladinha na hora — afinal, tem que levar à geladeira e esperar esfriar.
Você sabia que existem soluções e pastilhas capazes de filtrar a água da torneira? São substâncias concentradas, como hipoclorito de sódio, hidrosteril e iodo, que eliminam bactérias ao reagir quimicamente com a água.
Você pode encontrar esses produtos em mercados e farmácias, mas é preciso seguir as instruções e medidas corretas de uso. Algumas substâncias podem ter contra-indicações: o iodo, por exemplo, não é recomendado para grávidas e pessoas em tratamento contra problemas de tireoide.
Esse método também tem um ponto contra: embora seja muito eficiente para matar micro-organismo, a filtragem química não elimina todas as impurezas da água.
É consenso que o melhor método para filtrar água da torneira são os famosos purificadores e filtros de água, disponíveis nas lojas Thony. É a maneira mais prática e também mais confiável de adquirir água pura e potável para seu consumo.
Purificador ou filtro de água? Qual é a diferença?
Isso porque os filtros e purificadores são equipamentos desenvolvidos especialmente para esse fim, contando com sistemas de tratamento de água eficientes que eliminam bactérias, cloro, partículas sólidas, sabores, odores, entre outros.
Não sabe bem a diferença entre os dois?
A escolha depende do espaço que você tem e também do quanto está disposto a investir, mas ambas são alternativas seguras para filtrar água da torneira.
Basta fazer a limpeza do filtro ou do refil periodicamente e lembrar de manter o recipiente cheio para ter água sempre fresquinha pronta para beber!
Confira também aqui no blog o post Aquecedor Lorenzetti: o jeito fácil de obter água aquecida na torneira.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…