Cozinha, Dicas

Como filtrar água da torneira? 3 meios que você pode usar!

Você já deve ter ouvido que deve beber em média 2 litros de água por dia para manter seu organismo saudável, não é? Se você já faz isso, está no caminho certo! Mas tem um detalhe: não é qualquer água que serve para o consumo, ok?

A água que vem diretamente do encanamento, por exemplo, embora seja submetida a tratamento, nem sempre é apropriada para beber. Muitas vezes dá para notar cheiro e sabor desagradáveis, além do risco de ter escapado algas e bactérias nocivas à saúde.

Por isso, é super importante que você saiba como filtrar água da torneira para manter a hidratação em dia — com segurança e sem a necessidade de comprar água engarrafada. Veja alguns métodos!

1 – Fervura

Ferver a água é uma das maneiras mais simples de filtrar a água da torneira. O processo de fervura é capaz de matar bactérias e outros micro-organismos, eliminando contaminação e deixando o líquido próprio para o consumo.

Para fazer essa filtragem, basta passar a água por um pano limpo e depois levar ao fogo. O ideal é deixar a água fervendo por no mínimo 5 minutos.

A desvantagem desse método é que a água pode ficar com sabor desagradável depois de fervida. Além disso, não é muito prático se você quiser beber a água geladinha na hora — afinal, tem que levar à geladeira e esperar esfriar.

2 – Filtragem química

Você sabia que existem soluções e pastilhas capazes de filtrar a água da torneira? São substâncias concentradas, como hipoclorito de sódio, hidrosteril e iodo, que eliminam bactérias ao reagir quimicamente com a água.

Você pode encontrar esses produtos em mercados e farmácias, mas é preciso seguir as instruções e medidas corretas de uso. Algumas substâncias podem ter contra-indicações: o iodo, por exemplo, não é recomendado para grávidas e pessoas em tratamento contra problemas de tireoide.

Esse método também tem um ponto contra: embora seja muito eficiente para matar micro-organismo, a filtragem química não elimina todas as impurezas da água.

3 – Filtros e purificadores

É consenso que o melhor método para filtrar água da torneira são os famosos purificadores e filtros de água, disponíveis nas lojas Thony. É a maneira mais prática e também mais confiável de adquirir água pura e potável para seu consumo. 

Purificador ou filtro de água? Qual é a diferença?

Isso porque os filtros e purificadores são equipamentos desenvolvidos especialmente para esse fim, contando com sistemas de tratamento de água eficientes que eliminam bactérias, cloro, partículas sólidas, sabores, odores, entre outros.

Não sabe bem a diferença entre os dois?

  • Filtros de água são equipamentos mais simples e normalmente têm valor mais em conta. Podem ser feitos de barro ou plástico. O sistema de filtragem consiste em uma vela que retém as impurezas.
  • Purificadores de água são equipamentos mais sofisticados, com um sistema de filtragem ainda mais complexo e avançado. Alguns funcionam à base de energia elétrica.

A escolha depende do espaço que você tem e também do quanto está disposto a investir, mas ambas são alternativas seguras para filtrar água da torneira.

Basta fazer a limpeza do filtro ou do refil periodicamente e lembrar de manter o recipiente cheio para ter água sempre fresquinha pronta para beber!

Confira também aqui no blog o post Aquecedor Lorenzetti: o jeito fácil de obter água aquecida na torneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *