Essa pode até ser uma preocupação menos recorrente nas estações mais quentes, mas basta os meses frios começarem a dar a cara para a dúvida como tratar manchas de umidade virar uma constante.
Afinal, efeitos como manchas, pintura descascada, bolor e às vezes até queda do reboco não são nada agradáveis. Além de não ser nada bonito esteticamente, a umidade também pode acabar agravando problemas de saúde.
Dessa forma, vamos abordar aqui as principais causas da umidade e como tratar manchas da forma correta. Confira as dicas e conheça alguns produtos que ajudam no procedimento. Depois é só passar em uma das lojas da Thony, ou acessar a loja virtual, para garantir os melhores preços nos itens indicados.
Primeira é preciso identificar a origem do problema para conseguir corrigi-lo de maneira eficaz. Por isso, procure realizar uma investigação a respeito do que está causando o aparecimento das manchas.
Lembre-se que, se você não sanar a causa das manchas, é bem provável que as manchas não serão sanadas de forma efetiva.
Geralmente as manchas de umidade costumam ser causadas pelos seguintes motivos:
– Rachaduras do lado externo que permitem a passagem de água;
– Lajes e fundações sem a devida impermeabilização;
– Telhas quebradas e vazamento em calhas ou tubulações;
– Acúmulo de água no ambiente por falta de ventilação.
Saber identificar a ocorrência da umidade é outro ponto que ajuda no momento de sanar o problema. Assim, se a parede apresenta manchas contínuas na parte inferior, provavelmente se trata de umidade por capilaridade, ou seja, tem origem no solo da construção.
Agora, se a parede apresenta vazamentos ou entrada de água, provavelmente é caso de infiltração. Já em ambientes pouco arejados, e áreas frias ou próximas a janelas, é comum que ocorram manchas circulares que são efeitos da própria condensação da umidade.
O primeiro passo é preparar a parede. Dessa forma, retire restos de tinta, papel de parede ou qualquer outro revestimento que apresenta mancha ou bolor.
Em seguida, lixe a parede e passe uma escova ou pano úmido para retirar toda a sujeira decorrentes dos resíduos do revestimento antigo.
Com o auxílio de um pincel de cerdas macias, aplique água sanitária em toda a parede para retirar as manchas de mofo. Se preciso repita a aplicação. Para manchas mais resistentes, aplique um detergente específico sobre a mancha e deixe agir.
Para reforçar a proteção, aplique um produto impermeabilizante. Lembre-se apenas que esse tipo de aplicação deve ser feita antes de realizar o acabamento, como a pintura por exemplo.
Uma vez que a parede esteja tratada, é só passar para a fase de acabamento e finalizar com a opção que desejar.
E então, viu como tratar manchas de umidade pode ser mais simples do que parece? Ficou com dúvida sobre algum produto? Visite uma das lojas da Thony em Porto Alegre e conte com o atendimento da nossa equipe especializada!
* Confira também aqui no blog o post Aquecedor Lorenzetti: o jeito fácil de obter água aquecida na torneira.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…