Dicas

Como tratar manchas de umidade: entenda as causas e soluções

Essa pode até ser uma preocupação menos recorrente nas estações mais quentes, mas basta os meses frios começarem a dar a cara para a dúvida como tratar manchas de umidade virar uma constante.

Afinal, efeitos como manchas, pintura descascada, bolor e às vezes até queda do reboco não são nada agradáveis. Além de não ser nada bonito esteticamente, a umidade também pode acabar agravando problemas de saúde.

Dessa forma, vamos abordar aqui as principais causas da umidade e como tratar manchas da forma correta. Confira as dicas e conheça alguns produtos que ajudam no procedimento. Depois é só passar em uma das lojas da Thony, ou acessar a loja virtual, para garantir os melhores preços nos itens indicados.

como tratar manchas de umidade

QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS MANCHAS DE UMIDADE

Primeira é preciso identificar a origem do problema para conseguir corrigi-lo de maneira eficaz. Por isso, procure realizar uma investigação a respeito do que está causando o aparecimento das manchas. 

Lembre-se que, se você não sanar a causa das manchas, é bem provável que as manchas não serão sanadas de forma efetiva

Geralmente as manchas de umidade costumam ser causadas pelos seguintes motivos:

– Rachaduras do lado externo que permitem a passagem de água;

– Lajes e fundações sem a devida impermeabilização;

– Telhas quebradas e vazamento em calhas ou tubulações;

– Acúmulo de água no ambiente por falta de ventilação.

Saber identificar a ocorrência da umidade é outro ponto que ajuda no momento de sanar o problema. Assim, se a parede apresenta manchas contínuas na parte inferior, provavelmente se trata de umidade por capilaridade, ou seja, tem origem no solo da construção.

Agora, se a parede apresenta vazamentos ou entrada de água, provavelmente é caso de infiltração. Já em ambientes pouco arejados, e áreas frias ou próximas a janelas, é comum que ocorram manchas circulares que são efeitos da própria condensação da umidade.

como acabar com manchas de umidade
The woman’s hand cleaning on a pink background. Cleaning or housekeeping concept background. Frame for text or advertising

COMO TRATAR MANCHAS DE UMIDADE

Preparação da parede

O primeiro passo é preparar a parede. Dessa forma, retire restos de tinta, papel de parede ou qualquer outro revestimento que apresenta mancha ou bolor.

Em seguida, lixe a parede e passe uma escova ou pano úmido para retirar toda a sujeira decorrentes dos resíduos do revestimento antigo.

Tratamento anti umidade

Com o auxílio de um pincel de cerdas macias, aplique água sanitária em toda a parede para retirar as manchas de mofo. Se preciso repita a aplicação. Para manchas mais resistentes, aplique um detergente específico sobre a mancha e deixe agir.

Para reforçar a proteção, aplique um produto impermeabilizante. Lembre-se apenas que esse tipo de aplicação deve ser feita antes de realizar o acabamento, como a pintura por exemplo.

Uma vez que a parede esteja tratada, é só passar para a fase de acabamento e finalizar com a opção que desejar.

E então, viu como tratar manchas de umidade pode ser mais simples do que parece? Ficou com dúvida sobre algum produto? Visite uma das lojas da Thony em Porto Alegre e conte com o atendimento da nossa equipe especializada!


* Confira também aqui no blog o post Aquecedor Lorenzetti: o jeito fácil de obter água aquecida na torneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *