Conforme se observa a velocidade de transmissão do coronavírus e a situação da estrutura do atendimento hospitalar, os estabelecimentos comerciais estão voltando a funcionar nas cidades em que o cenário oferece condições para isso. Entretanto, essa retomada só é possível a partir da utilização de máscaras de proteção e de outras medidas de prevenção.
Diante dessa nova realidade, a utilização de máscaras de tecido e do escudo facial transparente, além da oferta de tubos de álcool gel na entrada dos estabelecimentos, passou a ser uma cena comum no comércio das pequenas e grandes cidades.
E quando falamos em máscaras de proteção, pelo menos três modelos são facilmente encontrados no mercado: as máscaras descartáveis, as máscaras de tecido e o escudo facial transparente. Quer saber como cada uma delas atua na prevenção do coronavírus e os cuidados na utilização de cada modelo? Então confere as informações que selecionamos!
Também chamadas de máscaras cirúrgicas, as máscaras descartáveis são utilizadas principalmente por médicos e assistentes para não infectar pacientes na mesa de operação. Quando quem está usando a máscara tosse ou espirra, a maior parte das gotículas expelidas permanece na máscara.
No entanto, isso só funciona no longo prazo se a máscara for trocada regularmente e descartada de forma higiênica e segura. A mesma máscara usada várias vezes pode perder rapidamente a sua função. O ideal é que esse tipo de máscara seja trocada pelo menos a cada duas horas.
As máscaras de tecido possuem uma função de barreira mecânica, impedindo que o usuários eventualmente transmita o vírus, caso seja um portador assintomático. Quando o indivíduo inspira, a máscara filtra o ar e as partículas, que acima de um determinado tamanho não conseguem passar pela barreira física do tecido. Essa é a principal ideia por trás de se usar uma máscara.
Conforme a máscara de tecido ficar úmida (em cerca de 2 horas), é necessário trocá-la e higienizá-la. Para isso, lave-a com água e sabão (se quiser, após a lavagem deixe a máscara em água quente para esterilizar), depois deixe secar naturalmente e, por último, passe em ferro quente. É importante, portanto, ter mais de uma máscara de tecido para poder fazer as trocas.
O escudo facial transparente é desenvolvido com materiais extremamente leves e confortáveis, com o objetivo de proteger o rosto de secreções expelidas pelo ar, portanto pode ser utilizado por longas jornadas sem gerar cansaço ou desconforto.
Na hora de adquirir o equipamento de proteção é importante analisar se o produto atende todas as exigências da ANVISA, tais como cantos arredondados, estabilidade durante a utilização, elástico de fixação com 3cm de largura e viseira com 60° de curvatura para proteger a lateral do rosto.
Vale lembrar que o escudo facial transparente é 100% higienizável, pois o elástico da viseira pode ser desencaixado para ser lavado. Além disso o restante da viseira pode ser limpo com álcool 70% e uma flanela.
Por fim, tenha em mente que ainda mais fundamental do que o uso das máscaras de proteção é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. Na loja virtual da Thony, e nas lojas físicas em Porto Alegre, você encontra álcool gel, máscaras e muitos outros equipamentos que ajudam a prevenir o coronavírus.
* Confira também aqui no blog o post 5 dicas de limpeza para afastar o coronavírus de casa.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…