EPI Segurança, Segurança domiciliar, Sem categoria

Máscaras de proteção: conheça 3 tipos que previnem o coronavírus

Conforme se observa a velocidade de transmissão do coronavírus e a situação da estrutura do atendimento hospitalar, os estabelecimentos comerciais estão voltando a funcionar nas cidades em que o cenário oferece condições para isso. Entretanto, essa retomada só é possível a partir da utilização de máscaras de proteção e de outras medidas de prevenção.

Diante dessa nova realidade, a utilização de máscaras de tecido e do escudo facial transparente, além da oferta de tubos de álcool gel na entrada dos estabelecimentos, passou a ser uma cena comum no comércio das pequenas e grandes cidades.

E quando falamos em máscaras de proteção, pelo menos três modelos são facilmente encontrados no mercado: as máscaras descartáveis, as máscaras de tecido e o escudo facial transparente. Quer saber como cada uma delas atua na prevenção do coronavírus e os cuidados na utilização de cada modelo? Então confere as informações que selecionamos!

OS DIFERENTES TIPOS DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO

1) Máscaras Descartáveis

Também chamadas de máscaras cirúrgicas, as máscaras descartáveis são utilizadas principalmente por médicos e assistentes para não infectar pacientes na mesa de operação. Quando quem está usando a máscara tosse ou espirra, a maior parte das gotículas expelidas permanece na máscara. 

Máscara de Proteção Descartável
Máscara de Proteção Descartável, clique no link para ver mais.

No entanto, isso só funciona no longo prazo se a máscara for trocada regularmente e descartada de forma higiênica e segura. A mesma máscara usada várias vezes pode perder rapidamente a sua função. O ideal é que esse tipo de máscara seja trocada pelo menos a cada duas horas.

2) Máscaras de Tecido

As máscaras de tecido possuem uma função de barreira mecânica, impedindo que o usuários eventualmente transmita o vírus, caso seja um portador assintomático. Quando o indivíduo inspira, a máscara filtra o ar e as partículas, que acima de um determinado tamanho não conseguem passar pela barreira física do tecido. Essa é a principal ideia por trás de se usar uma máscara.

máscara de tecido lavável
Máscara de Tecido Lavável, clique no link para ver mais.

Conforme a máscara de tecido ficar úmida (em cerca de 2 horas), é necessário trocá-la e higienizá-la. Para isso, lave-a com água e sabão (se quiser, após a lavagem deixe a máscara em água quente para esterilizar), depois deixe secar naturalmente e, por último, passe em ferro quente. É importante, portanto, ter mais de uma máscara de tecido para poder fazer as trocas.

3) Escudo Facial Transparente

O escudo facial transparente é desenvolvido com materiais extremamente leves e confortáveis, com o objetivo de proteger o rosto de secreções expelidas pelo ar, portanto pode ser utilizado por longas jornadas sem gerar cansaço ou desconforto.

Na hora de adquirir o equipamento de proteção é importante analisar se o produto atende todas as exigências da ANVISA, tais como cantos arredondados, estabilidade durante a utilização, elástico de fixação com 3cm de largura e viseira com 60° de curvatura para proteger a lateral do rosto.

Escudo Facial Máscara Transparente
Escudo Facial Máscara Transparente, clique no link para ver mais

Vale lembrar que o escudo facial transparente é 100% higienizável, pois o elástico da viseira pode ser desencaixado para ser lavado. Além disso o restante da viseira pode ser limpo com álcool 70% e uma flanela.

Por fim, tenha em mente que ainda mais fundamental do que o uso das máscaras de proteção é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel. Na loja virtual da Thony, e nas lojas físicas em Porto Alegre, você encontra álcool gel, máscaras e muitos outros equipamentos que ajudam a prevenir o coronavírus


* Confira também aqui no blog o post 5 dicas de limpeza para afastar o coronavírus de casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *