Instalações elétricas exigem profissionais habilitados. É essa pessoa que irá orientar você sobre as melhores escolhas para o seu imóvel. Ao mesmo tempo, é legal ter alguns conhecimentos básicos sobre os equipamentos elétricos para realizar compras com maior custo-benefício. É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre os minidisjuntores Steck – ou disjuntores DIN – e o que você precisa saber sobre o funcionamento de um disjuntor.
Confira as informações que selecionamos! Depois é só aproveitar os melhores preços e condições de pagamento em materiais elétricos no site da Thony ou nas lojas em Porto Alegre!
Em uma definição simples, o disjuntor serve para monitorar e controlar a corrente elétrica, interrompendo imediatamente sua circulação em caso de picos que ultrapassem o considerado adequado.
Assim, quando ocorre um pico de energia, o disjuntor desarma, desligando toda a energia elétrica do circuito que está ligado a ele.
Minidisjuntores são dispositivos eletromecânicos compactos, utilizados para proteger condições de sobrecarga e curto-circuito. Eles são também chamados de disjuntores DIN.
Esse tipo de equipamento é utilizado para proteger circuitos de baixa tensão até o nível da corrente de curto circuito de 10kA em redes até 240/415VCA conforme a norma ABNT NBR NM 60898.
Antes da chegada dos disjuntores DIN ao mercado, as proteções eram feitas pelos disjuntores NEMA. E as diferenças são bem significativas entre os dois modelos.
Os disjuntores NEMA só possuem um elemento de proteção, tanto para sobrecarga como para curto-circuito. Já os minidisjuntores – ou disjuntores DIN – possuem dois elementos de proteção, um para sobrecarga e outro para curto-circuito, o que torna dessa forma a proteção muito mais eficiente e rápida.
Os minidisjuntores podem ser de curva B ou C.
Os disjuntores curva B são destinados para proteção de circuitos com predominância resistiva. Ou seja, cargas que não sofrem alteração de corrente, por exemplo, secador de cabelo, chuveiro, etc.
Os disjuntores curva C são próprios para proteção de circuitos com predominância indutiva. Ou seja, cargas que sofrem pico de corrente, como é o caso do ar-condicionado.
Os minidisjuntores Steck proporcionam alta proteção das instalações e dos condutores elétricos contra curtos-circuitos e sobrecargas. Cada equipamento é construído em conformidade com as mais rigorosas normas técnicas e portanto podem ser aplicados a todo tipo de instalações de baixa tensão em corrente alternada.
A linha de minidisjuntores Steck é composta por equipamentos de alta tecnologia que sobretudo protegem fios e cabos elétricos. Dessa forma, proporcionam aplicações seguras e econômicas em instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais.
Os equipamentos da Steck também possuem contatos especiais de prata que oferecem garantia de segurança contra soldagem. Além disso são produtos de disparo livre, isto é, podem disparar mesmo com a alavanca de acionamento travada na posição “liga”.
Quer saber mais sobre outros equipamentos de proteção elétrica? Qual a sua dúvida na hora de construir ou reformar? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Tomadas e interruptores de embutir: veja as vantagens e como instalar.
Planejar uma reforma em Porto Alegre exige organização, conhecimento dos materiais necessários e um fornecedor…
Vazamentos hidráulicos são problemas comuns em residências e estabelecimentos comerciais de Porto Alegre, agravados pela…
Encontrar o local ideal para comprar tintas em Porto Alegre pode fazer toda a diferença…
Por que Escolher Materiais para Obra no RS é um Desafio? Orientação dos Especialistas Thony…
Segundo o mapeamento de atendimento da Thony Ferragem em 2023, 78% dos clientes que buscaram…
Água cristalina e saudável é o sonho de todo mundo que tem piscina. Entretanto, para…