Reforma e construção

Como armazenar cimento corretamente e evitar desperdício

Elemento fundamental na composição do concreto, o cimento é um material que exige cuidados na compra e, principalmente, no armazenamento.

O prazo de validade do material costuma ser de 90 dias a partir da data de fabricação impressa, mas se não houver cuidado na hora de guardar, você corre o risco de comprometer a usabilidade do produto em um período de poucos dias.

Isso acontece porque o cimento é altamente sensível à umidade e pode endurecer ou empedrar se não estiver corretamente armazenado. A boa notícia é que tem como armazenar cimento corretamente e evitar o desperdício de material, bastam alguns pequenos cuidados.

como armazenar cimento corretamente

DICAS DE COMO ARMAZENAR CIMENTO

1) Transporte os sacos com cuidado

O cuidado com o armazenamento do cimento deve começar já na hora do transporte. Retire objetos pontiagudos do veículo antes de carregar o material, evitando o risco dos sacos serem perfurados ou danificados.

Ao transportar o material, não carregue a embalagem pelas extremidades e sim pegando o saco por baixo, pela parte inferior. Isso evita que o saco rasgue. Outra dica legal é dar uma girada na embalagem antes de levantá-la, isso ajudar a soltar o cimento e evita as chances do saco se partir.

Cubra os pacotes com um plástico ou lona impermeável e procure amarrá-los firmemente para evitar movimentos durante o transporte.

2) Jamais coloque os sacos diretamente no piso

A forma correta de armazenar o cimento é em uma estrutura seca e fechada, protegido da chuva e da umidade. Certifique-se também de que o local possui boa ventilação, isso evita o acúmulo de umidade no ar.

Para proteger o material da umidade que vem do chão, o ideal é colocar os sacos sobre uma superfície elevada. Use uma lona impermeável embaixo dos sacos e outra para cobri-los.

Por fim, procure armazenar as embalagens de forma plana, com a parte larga para baixo. Evite colocá-las de pé ou de lado.

orçamento materiais de construção lojas da thony

3) Não armazene o cimento com outro materiais

Uma eventual contaminação pode afetar a qualidade e o desempenho do cimento, por isso evite guardar os sacos junto com fertilizantes, por exemplo, ou outros produtos do gênero.

4) Verifique o estoque com atenção

Com o passar do tempo, o cimento vai perdendo as suas propriedades. Fique atento à data de validade impressa na embalagem e use sempre os sacos mais antigos por primeiro.

5) Saiba como armazenar cimento já aberto

Quando um saco de cimento já foi aberto e sobrou material, ou se por acaso uma embalagem romper, existem algumas alternativas para garantir a conservação do produto.

Uma opção pode ser colocar o cimento que sobrou em um balde plástico com tampa. Antes de tampar, coloque um plástico preto no topo do balde e prenda com um cordão bem apertado. Feito isso, tampe o balde normalmente.

Outra ideia é colocar o cimento que sobrou em pequenos sacos plásticos. Assim você pode desembalar somente o necessário para usar em pequenos reparos. O ideal é que os pequenos sacos sejam embalados em outro saco maior e bem resistente. Aí é só tomar todos os cuidados que você teria com uma embalagem de cimento, armazenando em local seco e bem protegido da umidade.


* Quer tirar um projeto do papel e não sabe por onde começar? Confira as 4 dicas para começar uma reforma e conte com as facilidades das lojas da Thony para renovar com os melhores preços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *