Quando o assunto é iluminação, é bem comum que a cozinha fique em último plano e acabe recebendo apenas uma luz direta, que ilumina o ambiente de forma uniforme.
Investir em outras formas de iluminação, como a dirigida, dá mais graça ao ambiente e também proporciona mais conforto visual nas tarefas da cozinha.
Confira as dicas e inspire-se! Depois é só passar em uma das lojas da Thony, ou acessar a loja online, e aproveitar os descontos especiais do Festival Casa Iluminada!
1. Aproveite ao máximo a luz natural e disponha os móveis de forma que não bloqueie portas e janelas.
2. Na hora de pensar na iluminação artificial, combine a luz geral (que ilumina toda o ambiente) com luzes pontuais em áreas específicas. A distância ideal do lustre ou pendente é de 70 cm a 1 metro da mesa de refeições.
3. Na iluminação geral, opte por lâmpadas fluorescentes e tenha maior quantidade de luz por um custo menor. Ao escolher a maioria das luminárias, opte por modelos com tampas ou cúpulas removíveis, que facilitam a remoção da gordura.
4. Pontos de luz específicos são essenciais. Ao instalar uma única luz no centro da cozinha, você irá gerar sombras em algumas áreas de trabalho e pode com isso facilitar acidentes como cortes e quedas.
5. Luzes embutidas em armários e aparadores são boas opções para iluminar a superfície de trabalho. A distância ideal é entre 50 e 60cm da bancada.
6. Se você tem coifa, vale incorporar também algumas lâmpadas no local, pois garantem a iluminação enquanto você está cozinhando.