Se você está procurando maneiras de dar uma nova cara ao seu lar, que tal experimentar criar um jardim vertical em casa? Além de trazer mais verde e vida para o ambiente, essa opção é prática e fácil de fazer. Para ajudar, trazemos o passo a passo do site da Tramontina [1] e algumas dicas extras para vocês.
Primeiro, é importante escolher o local ideal para montar o jardim vertical, pois éimportande saber se ele deve receber luz solar direta ou indireta, ser protegido de ventos fortes e ter uma superfície plana e resistente. Você pode utilizar desde uma parede até um painel de madeira para montar o suporte.
Em seguida, escolha as plantas que deseja utilizar. É importante escolher espécies que se adaptem bem ao ambiente escolhido e que tenham crescimento vertical. Algumas opções são samambaias, begônias, jiboias, entre outras.
Agora é hora de preparar o suporte escolhido, você pode utilizar vasos específicos para jardim vertical ou improvisar com garrafas pet ou canos de PVC cortados ao meio. A ideia é fixar os recipientes na superfície escolhida e preenchê-los com terra e substrato adequados.
Para finalizar, basta plantar as mudas escolhidas nos vasos e cuidar delas regularmente, regando e adubando quando necessário. E voilà, você terá um belo jardim vertical em casa!
Além das dicas do site da Tramontina, sugerimos que vocês também pesquisem sobre as espécies de plantas que se adaptam bem ao clima de Porto Alegre e sobre técnicas de irrigação e manutenção de jardins verticais.
Esperamos ter ajudado e que vocês possam aproveitar essa ideia para deixar o seu lar ainda mais bonito e aconchegante!
Referência:
[1] https://www.tramontina.com.br/dicas-fazer-bonito/como-montar-um-jardim-vertical-em-casa.
Confira também: