Uma das últimas etapas da decoração, o projeto de iluminação tem o poder de dar vida aos ambientes. Quando bem realizada, a iluminação dá forma aos objetos e dirige a atenção para detalhes que se pretende destacar.
Inúmeras são as formas com as quais um cômodo pode ser iluminado, por isso é importante saber quais são elas e suas diferentes funções. Depois de descobrir as melhores opções para a sua casa, aproveite para conferir os itens de iluminação que você encontra nas lojas e no site da Ferragem Thony e que vão deixar o seu projeto pra lá de especial.
ILUMINAÇÃO GERAL
O ponto principal deste tipo de iluminação é fazer com que todo o ambiente seja visto de forma clara. Geralmente é realizada de três formas:
Direta – faz com que a luz se espalhe pelo ambiente de forma homogênea. Estão incluídas aqui as luminárias que possuem fontes de luz visíveis.
Indireta – da mesma forma que a direta, ilumina todo o ambiente, porém utiliza luminárias que usam o teto ou as paredes como refletores. A luz costuma ser muito difusa e por isso perfeita para suavizar sombras.
Linear – muito próxima da indireta, tem o traço marcante de acentuar e valorizar a arquitetura do espaço. É bastante utilizada em estantes e em recortes arquitetônicos.
ILUMINAÇÃO DIRIGIDA
Utilizada para criar atmosferas em momentos peculiares ou valorizar objetos. É o que chamamos popularmente de “criar um clima”. Os métodos mais utilizados são:
Efeito – muda totalmente o aspecto do ambiente. Utilizada em ocasiões especiais, como eventos ou festas.
Tarefa – é aquela acionada para proporcionar conforto visual em determinadas atividades, como leitura ou refeições.
Destaque – realça pontos bem específicos da arquitetura ou da decoração. Pode ser um quadro, uma escultura ou até mesmo uma cortina.