Iluminação

Conheça os principais tipos de iluminação

Uma das últimas etapas da decoração, o projeto de iluminação tem o poder de dar vida aos ambientes. Quando bem realizada, a iluminação dá forma aos objetos e dirige a atenção para detalhes que se pretende destacar.

iluminação tipos

Inúmeras são as formas com as quais um cômodo pode ser iluminado, por isso é importante saber quais são elas e suas diferentes funções. Depois de descobrir as melhores opções para a sua casa, aproveite para conferir os itens de iluminação que você encontra nas lojas e no site da Ferragem Thony e que vão deixar o seu projeto pra lá de especial.

ILUMINAÇÃO GERAL

O ponto principal deste tipo de iluminação é fazer com que todo o ambiente seja visto de forma clara. Geralmente é realizada de três formas:

Direta – faz com que a luz se espalhe pelo ambiente de forma homogênea. Estão incluídas aqui as luminárias que possuem fontes de luz visíveis.

tipos de iluminação 1

tipos de iluminação 2

Indireta – da mesma forma que a direta, ilumina todo o ambiente, porém utiliza luminárias que usam o teto ou as paredes como refletores. A luz costuma ser muito difusa e por isso perfeita para suavizar sombras.

tipos de iluminação 7

tipos de iluminação 9

Linear – muito próxima da indireta, tem o traço marcante de acentuar e valorizar a arquitetura do espaço. É bastante utilizada em estantes e em recortes arquitetônicos.

tipos de iluminação

tipos iluminação

ILUMINAÇÃO DIRIGIDA

Utilizada para criar atmosferas em momentos peculiares ou valorizar objetos. É o que chamamos popularmente de “criar um clima”. Os métodos mais utilizados são:

Efeito – muda totalmente o aspecto do ambiente. Utilizada em ocasiões especiais, como eventos ou festas.

tipos de iluminação

Tarefa – é aquela acionada para proporcionar conforto visual em determinadas atividades, como leitura ou refeições.

tipos de iluminação 10

tipos de iluminação 11

Destaque – realça pontos bem específicos da arquitetura ou da decoração. Pode ser um quadro, uma escultura ou até mesmo uma cortina.

iluminação 3

tipos de iluminação 6

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *