A primavera chegou na Thony trazendo vários descontos em itens e acessórios para jardinagem! E para ajudar todo mundo a entrar no clima da estação, a Thony também selecionou várias dicas para auxiliar nos cuidados das plantas e do jardim.
No post de hoje vamos falar sobre os cuidados básicos com cactos e suculentas. Não deixe de conferir também a lista de 7 flores fáceis de cultivar em casa e as dicas para aderir à tendência floresta urbana!
DICAS PARA CUIDAR DE CACTOS E SUCULENTAS
1) Cactos e suculentas são plantas diferentes
As suculentas são um grupo de plantas e os cactos são de uma família do grupo das suculentas. Por essa razão, existe o conceito de que “todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto”.
2) Regas e luminosidade
Depois de identificar quais das suas suculentas são cactos e quais não são, é hora de atentar para as regas e a exposição solar.
Os cactos são bastante resistentes ao sol. Os maiores devem ser regados a cada cinco dias, e os minicactos a cada quatro. No inverno, dobre o intervalo para regas quinzenais.
Já as suculentas necessitam de regas a cada dez dias no verão e a cada 20 dias no inverno. Dispense a rega se a terra estiver úmida. Lembre-se que elas também precisam de bastante luminosidade ou, pelo menos, meia sombra.
3) Cuidado com as pedrinhas brancas
Pode até ser bonito. Mas você sabia que aquelas pequenas pedras brancas, geralmente usadas para decorar vasos com cactos e suculentas, não fazem muito bem para as plantas?
Os pedriscos brancos são mármore picado que, quando molhados, liberam um pó que vai matando a planta aos poucos. Procure substituí-los por coberturas naturais, como cascas de pinus, por exemplo.
4) Para plantas maiores, troque o vaso
Se você mantiver seu cacto ou suculenta em vasos pequenos, a raiz permanece pequena e portanto a planta se mantém daquele tamanho. Se você transferi-la para um vaso maior, a raiz ganha espaço e, consequentemente, a planta aumenta.
5) Mude as plantas de lugar
Enquanto algumas plantas não gostam de mudar de lugar, os cactos e suculentas adoram uma mudança. Por isso, mantenha as plantinhas perto do sol ao menos uma vez por dia e procure sempre trocá-la de lugar ao menos uma vez na semana.
Eu tenho uma dúvida em relação aos pedriscos brancos. Mesmo que ele seja lavado, ainda assim ele continua soltando um pó ao ser molhado?
Oi, Luis, tudo bem? O ideal é substituir os pedriscos por outro tipo de cobertura, como folhas secas e cascas de pinus que, além de conservarem os nutrientes da terra, também ajudam a afastar pragas e enriquecem o solo.
Aí tudo bem?
Gostaria de saber se posso colocar pedras de rio tipo essas que vem na areia grossa.
Bom dia!!
Você dia para colocar casca de pinos. Elas não vão matar, já que acumulam água o que é fatal para suculentas??
Adorei as dicas, com certeza irei colocar em prática.
Olá e as pedrinhas de rio, podem ser colocadas ou pedras estão fora de cogitação?