Paredes de alvenaria podem apresentar umidades ascendentes, ou seja, aquelas manchas de infiltração que parecem sair do chão em direção ao teto. É o que costumamos chamar de umidade de rodapé.
A princípio, o problema é causado por ausência ou falha na impermeabilização das vigas de fundação, fazendo com que a umidade do solo suba e se espalhe pelas paredes. Em contrapartida a boa notícia é que, nos casos mais simples, o uso de produtos específicos pode resolver a questão.
Dessa forma, vamos falar hoje sobre como resolver a umidade de rodapé com auxílio do Sika Monotop – 123 Rodapé, um impermeabilizante desenvolvido especialmente para tratamento de umidade ascendente. Confira as dicas que selecionamos!
Em primeiro lugar a umidade de rodapé é assunto sério. Afinal, essa umidade que vem do solo, além de ser um dos tipos mais comuns de infiltração, é capaz de fazer um grande estrago nas paredes.
Dessa forma, com a penetração da umidade pelos poros do concreto, do tijolo e das argamassas por capilaridade, diversos problemas são gerados. Como por exemplo a deterioração dos rebocos das paredes, empolamento da tinta e bolores.
Em conclusão, além de danificar acabamentos, a umidade de rodapé aumenta a proliferação de fungos e bactérias, podendo trazer alergias e problemas respiratórios. Por isso, construa utilizando os impermeabilizantes certos para evitar esses males.
Sim, a umidade ascendente não é fácil de lidar, mas não significa que não tenha solução.
Sika MonoTop-123 Rodapé é indicado para tratar e eliminar as infiltrações (provenientes do solo) em paredes de alvenaria. O produto portanto previne e trata o aparecimento da umidade ascendente, também conhecida como umidade de rodapé.
E o melhor de tudo é que o produto é super fácil de ser utilizado. Confira o passo a passo de como realizar a aplicação:
1) Remova as partes soltas da parede utilizando uma espátula;
2) Prepare o produto para a aplicação com o dosador;
3) Umedeça levemente a parede e aplique o produto. Aguarde quatro horas e lixe a superfície;
4) Depois de lixar, não é necessário utilizar argamassa. Assim basta aguardar o tempo recomendado na embalagem para pintar a parede e está pronto!
– Impermeabiliza, deixando pronto para o acabamento;
– Aderência sobre substratos de alvenaria (tijolo de cimento ou concreto, blocos cerâmicos) e argamassas;
– Evita a formação de bolor, pois possui em sua formulação fungicidas e bactericidas;
– Inodoro (sem cheiro);
– Pode ser lixado e pintado facilmente;
– Excelente rendimento;
– Uso interno e externo;
– Suporta pressões negativas e positivas até 1 m.c.a.;
Vale lembrar que há situações em que a incidência de chuvas é o fator que provoca a infiltração. Nesse caso, veja a necessidade de fazer intervenções na parte externa do imóvel.
E então, viu como é fácil renovar com os produtos impermeabilizantes Sika? Agora é só passar em uma das lojas da Thony, ou acessar o nosso site, para aproveitar as melhores condições em produtos para construir e reformar!
* Confira também aqui no blog o post Como escolher rejunte? Conheça os diferentes tipos e acerte na escolha!
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…
View Comments
Oi. Qual o menor tamanho de venda do produto, pois minha umidade é muito pequena.
Oi, Jorge, tudo bem? O menor tamanho é a embalagem de 12 kg (contém 3 sacos de 4 kg no caso). Você pode conferir no link e qualquer dúvida estamos à disposição. Abraço! https://thony.com.br/products/sika-monotop-123-12kg-branco
O que me chamou a atenção nesse produto foi a praticidade do mesmo,mas estou sem recurso financeiro,qual a possibilidade do Marcelão vir fazer uma demonstração gratuita como a da dona Nadir.