Nos meses mais quentes do ano, aumenta a necessidade de refrescar o ambiente e conseguir uma temperatura mais agradável. Porém, uma questão comum é: o que gasta mais, ventilador ou ar-condicionado?
Embora o conforto seja bem importante, manter as contas sob controle também é uma preocupação.
Por isso, vamos falar sobre o consumo de energia elétrica dos dois aparelhos para que você possa tomar uma decisão. Confira!
O ar-condicionado garante um ambiente mais agradável tanto no inverno quanto no verão. Ainda assim, muitas pessoas utilizam o recurso apenas para aliviar o calor, justamente para controlar os gastos.
Porém, mesmo quando usado somente durante o verão, o equipamento tem um consumo de energia “alto”.
Ao permanecer ligado por oito horas diárias, o aparelho pode exceder o consumo de 190 Kw/mês. Isso é mais que o dobro do chuveiro elétrico, um conhecido vilão das contas de energia.
O ventilador ganha vantagem no preço de compra. Além disso, também dispensar a necessidade de técnicos para instalação ou manutenção constante.
Se a preocupação é o consumo de energia, o ventilador é mais indicado. O consumo chega a ser 12 vezes menor do que o ar-condicionado. Porém, o aparelho serve apenas para resfriamento do ambiente, e em menor grau.
Ou seja, ele contribui para que o espaço fique um pouco mais fresco. Entretanto, em locais muito quentes pode não oferecer o alívio necessário.
Outra vantagem é a variedade de modelos que atendem a diferentes necessidades. Inclusive, aqui, na loja online da Ferragem Thony, você encontra ventilador de mesa, de parede e de teto.
Porém, para quem tem problemas respiratórios ou alergia à poeira, o ventilador pode não ser muito favorável. Afinal, ele ajuda a espalhar essas partículas.
Leia também: 8 dicas para reduzir a conta de luz no verão!
Algumas pessoas ainda contam com uma terceira opção para manter o ambiente na temperatura ideal: o climatizador.
Esse eletrônico melhora a circulação do ar em todo o espaço. Além disso, aumenta um pouco a umidade do ambiente, o que é ideal para regiões muito secas.
Em suma, o climatizador é como um meio termo entre o ventilador e o ar-condicionado. Ou seja: tanto no preço quanto nos benefícios.
E aí, ficou mais fácil de tomar sua decisão? Considere as necessidades dos moradores da casa e também as características da região em que vive.
Lembre: em estados muito quentes, talvez o ventilador não consiga resolver o problema. Por outro lado, é uma opção mais econômica a curto prazo.
Enfim, seja ventilador ou ar-condicionado, fica mais fácil tomar uma decisão e evitar um susto quando chegar a conta.
Então, aproveite o momento e dê uma olhada no conteúdo sobre o melhor tipo de churrasqueira e encontre informações importantes para te ajudar nessa escolha!
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…