Área externa

Tipos de churrasqueira: escolha a melhor para você!

Embora seja o tipo mais tradicional, a churrasqueira de tijolo à vista já não é mais a única opção no mercado. Hoje em dia, existem vários tipos de churrasqueira para você escolher o modelo que melhor se encaixa na sua casa.

No artigo de hoje, vamos falar de quatro tipos, além das suas características e vantagens para ajudar você na escolha: 

  • De alvenaria;
  • Portátil;
  • Embutida;
  • Pré-moldada.

1 – Churrasqueira de alvenaria

Churrasqueira de alvenaria
Fonte: Pinterest/ diyhomebr

Muito popular, o modelo de alvenaria é o tipo de churrasqueira clássica, erguida com tijolos à vista. Normalmente, ela é instalada em áreas externas, como na varanda ou na área gourmet da casa.

A churrasqueira de alvenaria é grande e geralmente ocupa a altura de uma parede. Oferece espaço para assar grandes volumes de carne e, em alguns modelos, compartimento para armazenar lenha ou carvão.

As desvantagens são o investimento alto e a limitação de espaço —  ela é indicada para áreas mais amplas. Por outro lado, a churrasqueira de alvenaria tem longa durabilidade e ótima resistência ao calor.

2 – Churrasqueira portátil

Por outro lado, o modelo portátil é o melhor tipo de churrasqueira para quem procura praticidade e economia.

Confeccionada em aço, ela é desmontável, leve e resistente. Ademais, é muito fácil de transportar: você pode levar em viagens ou para a casa de familiares e amigos.

Além disso, a churrasqueira portátil não demanda gasto com obras nem instalação. Pode ser usada em casas pequenas e apartamentos.

Porém, vale tomar cuidado com o tipo de funcionamento da churrasqueira portátil. Se for a base de carvão, como a Churrasqueira Mor Araguaia disponível aqui na Thony, recomendamos assar a carne apenas em ambientes externos (ou usar coifa para o ar circular).

Churrasqueira portátil
Fonte: Ferragem Thony
Conheça a Churrasqueira Mor Araguaia!

Lembrando que também existem modelos portáteis com funcionamento elétrico e a gás

3 – Churrasqueira embutida

Churrasqueira embutida
Fonte: Pinterst / tuacasa.com.br

Outro tipo de churrasqueira muito indicado para quem tem pouco espaço, a churrasqueira embutida integra o projeto arquitetônico, compondo a estrutura da parede.

Ou seja, ela não fica projetada para fora como acontece com a churrasqueira de alvenaria, o que resulta em otimização de espaço e um visual discreto.

A churrasqueira embutida é uma opção excelente para áreas gourmet, cozinhas modernas e varandas.

Além de ocupar pouco espaço, as principais vantagens deste modelo são o custo mais baixo, a rapidez na montagem e a versatilidade de acabamentos.

4 – Churrasqueira pré-moldada

Para finalizar nossa lista, a churrasqueira pré-moldada é outra opção muito prática. Ela conta com uma estrutura de chaminé e coifa feita em concreto (material que absorve muito bem o calor) e já vem pronta para a instalação.

Em suma, é possível personalizar a churrasqueira pré-moldada adicionando diferentes tipos de material de acabamento: alvenaria, tijolos, plaquetas terracota, cerâmica, entre outros.

Churrasqueira pré-moldada
Fonte: Pinterest / fotos.habitissimo.com.br

Conclusão

Então, gostou das dicas que trouxemos hoje?

Enfim, analise as especificidades dos diferentes tipos de churrasqueira, avalie seu espaço e suas necessidades e escolha o modelo que melhor atende ao que você procura. 

Sempre prezando o melhor custo-benefício para você! 🙂

*Confira também aqui no blog o post sobre a churrasqueira a bafo: a opção prática para preparar alimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *