Dicas, Iluminação

Conta de luz no verão: 8 dicas para reduzir essa despesa

Que o calor chegou com tudo no últimos meses ninguém tem dúvida. A grande questão é como manter a casa fresca sem comprometer o orçamento com o custo da energia elétrica.

Manter a conta de luz no verão no mesmo valor que nos meses de temperatura amena não é tarefa fácil. Entretanto, algumas medidas simples ajudam a, pelo menos, diminuir os custos no final do mês.

Vale lembrar que algumas medidas exigem um investimento inicial, mas geram economia a longo prazo! Confira as dicas que a Thony selecionou para você!

Como reduzir a conta de luz no verão

1) Regule o chuveiro

Sabia que o chuveiro elétrico corresponde a cerca de 25% do consumo médio de luz em uma residência? Por isso, além de reduzir o tempo no banho, reduza a chave de temperatura da opção inverno para verão.

Parece simples, mas apenas essa medida ajuda a reduzir em até 40% o gasto de energia do equipamento.

dicas conta de luz no verão

2) Ajuste a geladeira

A geladeira é outro eletrodoméstico que consome bastante energia elétrica e que costuma ter sua potência elevada no verão para compensar as mudanças de temperatura.

A primeira dica para diminuir o consumo por parte do aparelho é evitar abrir a sua porta sem necessidade. Além disso, evite colocar a geladeira muito próxima da parede ou do fogão.

Para não forçar o motor, e por consequência fazer o eletrodoméstico consumir mais energia, evite guardar alimentos quentes – o ideal é esperar pelo resfriamento para só então colocá-los na geladeira – e dispense o uso de plásticos para forrar as prateleiras.

Por fim, verifique se vedação de sua geladeira está 100%. Para tanto, faça o teste do papel colocando uma folha entre a porta e a borracha, feche e tente puxar o papel. Se sair facilmente é sinal de que a borracha está em mau estado. Lembre-se de realizar o teste na parte superior, inferior e lateral da porta.

3) Substitua as lâmpadas

Sim, as lâmpadas LED custam um pouquinho mais, mas valem o investimento. Supondo que você tenha 10 pontos de luz em casa, a substituição pode gerar uma economia de até R$ 100. Aqui no blog já falamos sobre como calcular a economia com LED na conta de luz.

lâmpada de led

Na hora de trocar as lâmpadas, fique de olho nas promoções. Nas lojas da Thony você encontra lâmpadas de LED com ótimos preços.

4) Aproveite a luz natural

Sempre que possível abra as cortinas e as persianas e aproveite ao máximo a entrada de luz natural. Também é interessante pintar os ambientes com cores claras, assim você pode utilizar lâmpadas mais econômicas e de menor potência.

5)  Limpe o filtro do ar-condicionado

Se tem algo que pesa na conta de luz no verão é o ar-condicionado. Para dar aquela reduzida nos gastos, mantenha sempre limpo o filtro do aparelho.

E se você dorme com o ar-condicionado ligado, procure programar o desligamento para uma hora antes do seu despertar pela manhã.

6) Use mais o ventilador

Por falar em ar-condicionado, alternar o seu uso com o de um ventilador é uma ótima solução para reduzir a conta de luz no verão. Você pode instalar um ventilador de teto nas áreas mais movimentadas da casa e optar por ventiladores portáteis nos outros cômodos. E claro, não deixe de conferir as ofertas da Thony na hora de escolher o seu ventilador!

conta de luz no verão economia

7) Desligue a opção stand-by

Pode parecer bobagem, mas aquela luzinha pequena que sinaliza que os equipamentos estão em stand-by é responsável por cerca de 15% do consumo nas conta de energia elétrica. Por isso, procure manter desligado o modo de espera sempre que possível.

8) Verifique as fugas de energia

Você está tomando várias medidas para economizar luz e ainda assim a conta parece muito alta? Procure verificar se está acontecendo alguma fuga de energia.

Para tanto, desligue da tomada todos os eletrodomésticos e desligue as luzes. Após dez minutos, verifique o medidor de luz. Se o indicador continuar girando, ao invés de ficar parado, é recomendável que você procure um eletricista para avaliar o que está ocorrendo.


* Confira também aqui no blog o post 4 motivos para usar mais ventilador e menos ar-condicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *