Os Equipamentos de Proteção Individual, também conhecidos pela sigla EPIs, são dispositivos ou produtos de uso individual, destinados à proteção contra riscos que ameaçam a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.
Dessa forma, os EPIs estão entre os recursos indispensáveis que construtoras e empresas especializadas em reforma dispõem para manter a segurança da atividade laboral.
Nesse sentido, a Norma Regulamentadora 6 (NR6), estabelecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, regulamenta o uso, fornecimento, treinamento, seleção e fiscalização dos EPIs nas empresas.
Neste texto, você confere quais são os principais tipos de EPIs utilizados na construção civil e quais os deveres de empresas e trabalhadores em relação a eles.
Considera-se EPI o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, concebido e fabricado para oferecer proteção contra os riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho.
O EPI, de fabricação nacional ou importado, só pode ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão de âmbito nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.
Cabe à organização, quanto ao EPI:
Cabe ao trabalhador, quanto ao EPI:
De acordo com a NR6, e considerando a natureza dos riscos presentes na construção civil, alguns dos principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizados nesse setor são:
Protege a cabeça contra impactos de objetos em queda, materiais em movimento, assim como outros riscos relacionados à altura.
Protege os olhos contra partículas, poeira, respingos de produtos químicos e outros agentes igualmente irritantes.
Reduz a exposição a níveis elevados de ruído, comuns em ambientes de construção civil devido ao uso de máquinas e equipamentos.
EPIs que protegem as mãos contra cortes, abrasões, queimaduras, agentes químicos e outros riscos presentes no manuseio de materiais e ferramentas.
Oferecem proteção aos pés contra impactos, perfurações, quedas de objetos pesados e outros perigos igualmente comuns em canteiros de obras.
Utilizado em trabalhos em altura para prevenir quedas, sendo fixado assim a sistemas de ancoragem adequados.
Protege as vias respiratórias contra poeiras, gases, vapores, bem como de outros agentes nocivos à saúde presentes no ambiente de trabalho.
Roupas especiais, como macacões e jaquetas, que oferecem proteção portanto contra agentes térmicos, químicos, cortes e outros perigos.
Você pode encontrar uma ampla gama de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) de qualidade a preços acessíveis na Ferragem Thony. Reconhecida por sua tradição no mercado, a Ferragem Thony oferece não apenas marcas confiáveis, mas também um atendimento personalizado e eficiente.
Além disso, a Thony conta com três lojas físicas em Porto Alegre, além da loja online, para tornar sua experiência de compra mais fácil e satisfatória.
Visite-nos hoje mesmo ou entre em contato com nossa equipe para obter mais informações e começar seu projeto com o pé direito!
* Confira também aqui no blog o post Erros de obras e reformas: veja 5 equívocos comuns e como evitá-los.
** Imagens via FreePik.
Com a chegada do frio, a busca por soluções eficientes para manter a casa aquecida…
Nos últimos meses, o Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de enchentes que,…
Retornar para casa após uma enchente é um momento de alívio, mas também requer atenção…
Na hora de equipar o banheiro, a escolha dos itens vai muito além da funcionalidade.…
A tarefa de como acabar com formigas pode ser desafiadora, especialmente quando elas parecem surgir…
No dia a dia, muitas vezes ignoramos o papel fundamental dos dispositivos elétricos que nos…