Erros de obras e reformas acontecem. Afinal, entre pensar na cara nova daquele ambiente e tirar o projeto do papel, uma série de etapas precisam ser concluídas. Entretanto, basta um pouquinho de organização para que tudo corra bem e sem maiores transtornos.
Nesse sentido, relacionamos abaixo os 5 erros de obras e reformas mais comuns e como evitá-los. Confira as dicas e veja como fazer tudo sair dentro do planejado, tanto no orçamento quanto na rotina diária!
CONHEÇA 5 ERROS DE OBRAS E REFORMAS
1) Não planejar
Quanto mais minucioso for o planejamento antes do início da execução, maiores são as chances de evitar os famosos erros de obras e reformas. Isso implica prever elétrica, iluminação, hidráulica e tantos outros pontos que fazem parte de um projeto.
Outro aspecto que muitas vezes acaba ficando de lado é o da burocracia. Dessa forma é preciso conferir com o condomínio ou prefeitura quais são os registros e autorizações necessários antes de iniciar a obra ou reforma. Lembre-se também de estabelecer horários para que o barulho e o fluxo de pessoas aconteçam na hora certa.
2) Dispensar a pesquisa de materiais
Tão importante quanto a contratação da mão de obra é a escolha dos materiais. Afinal, um revestimento, por exemplo, pode registrar uma variação muito alta de preços.
Vale lembrar que na hora de pesquisar materiais, não é só o preço que conta. Ou seja, levar em consideração as características do item, incluindo sua durabilidade, também é fundamental.
3) Desprezar os detalhes
Obras e reformas muito extensas podem acabar gerando um cansaço nos proprietários ou moradores do imóvel. Nessa hora, não é incomum que o cansaço acabe gerando más escolhas, principalmente em relação aos detalhes do projeto.
A dica aqui é não desprezar a importância de nenhuma etapa da obra ou reforma. Assim, fazer uma pausa e deixar para retomar o processo quando estiver com a mente mais descansada é o melhor conselho.
4) Morar no imóvel durante a obra
A maneira mais fácil de ficar ansioso e perder a paciência com uma obra ou reforma é permanecer morando no imóvel durante o processo. Sem falar na poeira e barulho constantes. Assim, se possível, procure ficar fora da casa ou do apartamento durante a execução dos serviços.
Caso a única alternativa seja permanecer no local, uma solução pode ser optar por reformar um cômodo de cada vez. Aí a dica é tentar manter as portas fechadas e os resíduos organizados.
5) Esquecer da reserva de emergência
Como falamos, erros de obras e reformas são comuns. E imprevistos também. Pode ser uma viga que ninguém havia percebido, um cano que não devia estar onde estava ou até coisas mais simples, como a falta de materiais.
Por isso, é importante ter uma reserva de dinheiro, equivalente a 15% do orçamento, para garantir que tais obstáculos não impeçam o andamento da obra.
E então, o que você achou das informações que selecionamos? Você já cometeu alguns destes erros de obras e reformas? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Tinta para Azulejos Coral: a opção de reforma rápida sem quebra-quebra.
** Com informações de Obra à prova de erros, publicado no Correio do Povo.
*** Imagens via Freepik.