A preferência pela tinta acrílica é um costume comum entre quem está começando a dar os primeiros passos na pintura da casa. Afinal, por ser solúvel em água e secar rapidamente, tende a ser mais fácil de manejar e de obter um resultado satisfatório.
Acontece que nem sempre a acrílica é a melhor opção para o projeto. Além disso, pintar com tinta esmalte não é tão complicado assim, basta seguir algumas dicas básicas!
Quando usar tinta esmalte
A principal característica da tinta esmalte é deixar um acabamento mais resistente. Por isso ela é uma boa escolha para pintar peças que serão usadas ao ar livre. Também é uma ótima opção para locais que provavelmente sofrerão bastante desgaste, como rodapés e escadas.
Outro ponto positivo é que as superfícies pintadas com tinta esmalte são fáceis de limpar e resistentes às manchas e aos danos.
Superfícies indicadas
A tinta esmalte é geralmente recomendada para superfícies em madeira e metal. Não é indicada para alvenaria porque pode deformar a pintura.
Esmalte à base de água
Tradicionalmente a tinta esmalte é à base de óleo, mas já existem no mercado várias opções de esmaltes à base de água. A tinta esmalte à base de água é mais fácil de ser aplicada e seca mais rápido. Porém os esmaltes de base oleosa duram mais e fornecem um acabamento mais liso.
Como usar tinta esmalte
A pintura perfeita com tinta esmalte dependerá de três fatores: a escolha apropriada do pincel, a preparação da superfície e a observação do tempo de secagem. Para saber qual é a melhor opção, basta olhar as instruções na lata da tinta ou no site da fabricante. No site da Suvinil, por exemplo, basta clicar no produto desejado para ter acesso a todas as informações.
Tire suas dúvidas com a Thony
E se na hora de colocar em prática o seu projeto ainda surgirem dúvidas de como ou quando usar tinta esmalte, você pode contar com o atendimento dos vendedores especializados da Thony!
Nas lojas da Thony você encontra uma linha completa de tintas e de material para pintura. Tudo isso com preços e descontos especiais! Confira no site e também nas lojas físicas.
Adorei esse site o conteúdo é muito bem escrito. Parabéns 😉
Oi. Eu gosto de usar a tinta esmalte alto brilho dentro de casa, mesmo nas paredes de alvenaria. Fica muito fácil de limpar e com aspecto de mais iluminado. Mas minha duvida é quanto a “respiração/transpiração” da parede de alvenaria com este tipo de tinta. O que me diz?
E para tirar a tinta, caso eu queira voltar para a PVA, uma boa lixada, selador e a PVA é o suficiente?? Já fiz em uma casa, a uns 8 anos, passei somente o selador e depois a pva, até hoje está ok, nunca descascou ou criou bolhas. Indicaria algo diferente?
As paredes de alvenaria da minha casa com a tinta esmalte , ficou perfeita para limpeza e deixa o ambiente muito agradável. Quanto a respiração /transpiração da parede em relação a esse tipo de tinta, o ideal é não sela tudo completamente.